Alimentação

  • Acesse nossa fan page

Suco para as crianças? Só depois de 1 ano de idade

Data: 26 de fevereiro de 2015 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Alimentação, Meu Pratinho Saudável, Situações especiais 0

crianca-suco

Suco para as crianças? Só depois de 1 ano de idade

Quem nunca ouviu a recomendação de começar a dar suco de laranja para um bebê após o sexto mês de vida? Pois, saiba que essa recomendação mudou.

 

A “Academia Americana de Pediatria” diz que o correto é introduzir qualquer tipo de suco somente após o primeiro ano de vida. Esta nova recomendação está baseada em diversos estudos que mostram que a ingestão de sucos está associada ao desenvolvimento da diabetes tipo 2 (aquela ligada ao excesso de peso), além de provocar cáries dentárias e atrapalhar na digestão dos alimentos.

 

E, mesmo assim, quando for oferecer sucos às crianças maiores, estes devem ser preparados em casa, com a fruta natural, sem adição de açúcar ou adoçante e, de preferência, diluído em água filtrada.

 

Engana-se quem pensa que as frutas, por serem naturais, podem ser consumidas sem restrição. Elas contêm frutose, que é o seu açúcar natural. Sem a presença das fibras, a frutose é absorvida da mesma maneira que o açúcar de um doce, por exemplo. Por isso, tome cuidado para não transformar o suco em um doce. A ideia é que ele (o suco) substitua a fruta in natura na impossibilidade de descascá-la ou higienizá-la adequadamente.

 

Aliás, é importante que a criança aprenda a comer a fruta natural. Ela oferece maior quantidade de fibras que o suco e suas vitaminas e minerais serão melhor aproveitadas.

 

Quer dicas práticas?

  • Faça sucos em quantidades mínimas para não exagerar na ingestão
  • Nos lanches, substitua o refrigerante por um suco ou leite batido com frutas
  • No almoço, não ofereça o suco, mas a fruta como sobremesa.

 

A melhor opção para matar a sede ainda é a água. Acostume seu filho a bebê-la quando estiver com sede e ingira muita água também. O exemplo vem dos pais.

Vamos ajudar a divulgar!! COMPARTILHE!

Tags: , , ,

Enviar Comentário