A obesidade na adolescência dobra o risco de câncer no futuro
A obesidade na adolescência dobra o risco de câncer no futuro
Recente pesquisa mostra que adolescentes obesos têm risco duas vezes maior de desenvolver câncer de intestino quando chegarem à meia idade (30 – 40 anos). Eles também têm mais inflamações intestinais relacionadas a um risco maior de câncer.
As doenças inflamatórias intestinais englobam principalmente a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Os sintomas irão depender da parte do intestino envolvido na inflamação. Os mais comuns são: dores, distensão e desconforto abdominais, associados à alteração do hábito intestinal (quase sempre diarreias), à presença de muco e/ou sangue nas fezes e a sintomas anais (dor, ardor e sangramento locais). Este pode ser o pontapé inicial para o crescimento anormal das células, que irá dar origem ao câncer.
Outro ponto importante é a relação da obesidade com a inflamação. A obesidade é considerada um estado de inflamação crônica de baixa intensidade, isto é, uma condição onde o corpo se encontra inflamado por um longo período de tempo. Essa inflamação pode ser decorrente de vários fatores como o estresse, o sedentarismo, os poluentes ambientais, a baixa imunidade, algumas doenças e o elevado consumo de gordura saturada e trans e baixo consumo de frutas, verduras e legumes. Daí, a confirmação da associação da obesidade com a inflamação.
E considerando a obesidade com início na infância ou adolescência, seu impacto na vida adulta pode levar a várias doenças como a aterosclerose, o infarto, a hipertensão, o diabetes, a certos tipos de cânceres, entre outras. E em conjunto com a inflamação leva a várias alterações no funcionamento do organismo, por exemplo, diminuição da saciedade, aumento do apetite, aumento do acúmulo de gordura e diminuição da perda de peso.
Com tudo isso, deu para entender que a obesidade e a inflamação são associadas ao aumento do risco deste tipo de câncer, e que esse processo pode começar ainda na adolescência. Portanto, os hábitos desse período da vida podem afetar a saúde no futuro. Ofereça para seus filhos uma alimentação saudável com base na metodologia do Meu Pratinho Saudável.