Comportamento

  • Acesse nossa fan page

O que fazer quando a criança não gosta do alimento?

Data: 1 de novembro de 2013 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento 0

crianca_salada

O que fazer quando a criança não gosta do alimento?

É muito comum a criança rejeitar um alimento. Difícil é decretar que ela não gosta desse mesmo alimento – de jeito nenhum. Os pediatras orientam a família a expor o bebê e a criança ao alimento rejeitado entre 10 e 15 vezes para só, então, dizer se a criança não gosta de tal comida. Expor 10, 15 vezes significa mudar o modo de preparo.

 Se rejeitou, por exemplo, a banana amassada, ofereça inteira, no bolo, como sorvete, assada com canela e mel (que só pode ser dado para crianças depois de 1 ano), na vitamina.

Se rejeitou a carne em bife. Ofereça moída com legumes, na torta, com molho de tomate…

Não gosta de tomate cru, mas aceita molho vermelho, então não dá para dizer que a criança não gosta de tomate. Ela não aceita cru.

Assim também com os verdes, os campeões da rejeição. Que tal misturar no arroz, num recheio de pastel assado, no meio da torta, como sopa, na salada, enrolados com queijo.

O que não pode é trocar a comida por leite ou desistir de oferecer o alimento in natura e recorrer aos industrializados. Aprender a diferença entre gosto e paladar é muito importante, pois quanto menos os adultos falam que a criança é enjoada para comer mais ela se interessa pela comida e mantém a auto-estima.

Gostar de um alimento preparado de um jeito e não de outro tem a ver com paladar, algo que próprio de cada pessoa, é uma espécie de digital da língua. Respeitar o paladar infantil é repeitar a criança.

 

www.comerparacrescer.com ‎ 

Tags: , , ,

Enviar Comentário