Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Nosso paladar X Comida saudável

Data: 8 de novembro de 2013 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento 1

crianca_salada_1

Nosso paladar X Comida saudável

Você já deve ter dito ou escutado alguém soltar a clássica frase: “Ninguém morre se não comer brócolis”. Será que essa afirmação não está escondendo uma preguiça em melhorar a qualidade da alimentação da família e também uma vontade enorme em apenas ingerir o que o nosso paladar aceita com muito mais facilidade, que são as comidas mais doces e gordurosas?

Não é impossível, mas é difícil ver uma criança ter vontade de beterraba, espinafre, brócolis, couve-flor ou água de coco. Muito mais comum é ouvi-las pedindo nuggets, batata frita, macarrão, refrigerante e doce. Essas últimas são mais lembradas porque muita gente acaba tendo preguiça de cozinhar e também por terem aceitação fácil e rápida do nosso paladar, que costuma preferir, como dito acima, doce e gordura. Mas é importante saber que nosso corpo é programado para digerir qualquer alimento, basta a gente se acostumar a ele.

O que mais acostuma nosso paladar às novidades culinárias, acredite, são as refeições em família, ao redor da mesa e com TV desligada, em ambiente calmo, sem estresse. Em casa, podemos testar os mesmos ingredientes de diversas formas até as crianças aceitarem. Nesse exercício diário do paladar, principalmente o infantil, muitas descobertas acontecem para além da couve-flor, beterraba e espinafre e que costumam passar despercebidas pelos pais. As crianças passam a comer sozinhas, começam a usar talheres, a colocar a própria comida no prato, a se sentar à mesa, a diferenciar o frio do quente, o mole do duro, o que é pouco do que é muito. Tudo isso faz parte do treino do paladar e não apenas colocar a comida na boca. Invista nesse exercício, mesmo que de vez em quando, com menos sal, açúcar e gordura e mais brócolis.

www.comerparacrescer.com

Tags: , ,

1 Comentários: "Nosso paladar X Comida saudável"

  1. Publicado por: Monaliza Data: 3 de dezembro de 2013

    Responder

    Ótimo post!

Enviar Comentário