6 meses a 2 anos

  • Acesse nossa fan page

Inclusão de novos alimentos para o bebê

Data: 4 de março de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: 6 meses a 2 anos, Alimentação, Meu Pratinho Saudável 0

meupratinho

Até os 6 meses de vida o aleitamento materno (sem a introdução de alimentos, água ou chá) é suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do bebe.

Durante todo o período do aleitamento, o corpo vai se adaptando para receber outros tipos de alimentos e é importante saber quais novos alimentos poderão ou NÃO ser oferecidos ao bebê.

Após o 6º mês é aconselhável introduzir outros alimentos na rotina da criança, pois já é possível observar reflexos de deglutição, a criança é capaz de sustentar a cabeça, permitindo o uso da colher, os dentinhos começam a surgir e o sistema gastrintestinal já é capaz de digerir e processar esses novos alimentos.

Mesmo com o corpo preparado para receber alimentos diferenciados, não se deve ofertar qualquer alimento para a criança. É preciso ter cautela para preservar a saúde do bebe e evitar engasgos, alergias e contaminações, por exemplo.

A seguir, temos uma lista de alimentos que devem ser ofertados apenas após o primeiro ano de vida:

  • Alimentos de difícil mastigação, deglutição e digestão: alimentos crus, frituras, linguiças, milho, feijão com casca, batata frita, frutas com semente, pipoca, tomate cereja, uva, jabuticaba.
  • Alimentos potencialmente alergênicos: leite de vaca, tomate, mariscos, amendoim, chocolate, carne de porco e morango.
  • Alimentos que podem estar contaminados: enlatados, embutidos, mel e mariscos.
  • Alimentos ricos em fibras: farinhas integrais, farelo de trigo e aveia e cereais integrais.
  • Outros alimentos: açúcares e doces, água de coco, mel, chás e café, sucos artificiais, refrigerante, alimentos industrializados em geral e alimentos condimentados, apimentados, com muito sal.

Como vocês podem ver, a lista é grande. Mas alimentação é coisa séria e a saúde do seu filho também!

Por isso, prefira os alimentos naturais (frutas, legumes e verduras), carnes magras (apenas o caldo ou desfiada, de acordo com as características da criança) e mantenha aleitamento materno complementar até os 2 anos de idade.

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com outras mamães!! :)

Tags: , ,

Enviar Comentário