Família em movimento
Família em movimento
Temos dados fresquinhos sobre atividade física dos brasileiros publicadas no estudo VIGITEL – 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Você sabia que 35,3% da população brasileira pratica pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana em seu tempo livre? Isso quer dizer que cerca de 20 minutos por dia são destinados para essas atividades, tais como, caminhada, dança, andar de bicicleta, musculação, hidroginástica, etc. Em comparação com 2013, esse número aumentou 1,05%. Mas, queremos muito mais!
Por isso, trazemos aqui algumas orientações de como incluir a atividade física na rotina da família. As crianças precisam ser incentivadas a gostarem de esportes desde cedo, então vamos lá propor atividades fora do sofá para todo mundo em casa!
Abaixo listamos as atividades físicas adequadas de acordo com a faixa etária do seu filho:
- 0 a 3 anos – Atividades leves
Nesta faixa etária as crianças ainda não conseguem entender regras, além de não possuírem coordenação motora necessária para muitas atividades físicas. Mas, passam o dia pulando, correndo, subindo e descendo degraus, ao seu modo. Uma opção interessante é a natação, pois além de se exercitarem, proporciona mais confiança para a criança.
- 4 a 6 anos – Adapte as regras
O gosto pelo esporte começa nesta fase. Mostre várias opções de esporte. As crianças nesta faixa etária sabem que a bola é para ser chutada em direção do gol, mas não perca tempo ensinando sobre a cobrança de pênalti. Adapte as regras do jogo para que elas conheçam vários tipos de atividades.
- 6 a 8 anos – Estimule o exercício
Nesta idade, as crianças já conseguem entender melhor as regras básicas de alguns esportes. Por isso, explore mais este lado. Por conta da altura, esportes como vôlei e basquete talvez não sejam tão interessantes. Pedalar pode ser uma ótima opção.
- 8 a 10 anos – Escolhas
Época para elas escolherem qual(s) esporte(s) tem mais afinidade. A preferência das crianças deve ser respeitada, só assim o esporte poderá se tornar hábito na vida delas.
- 11 aos 14 anos – entre amigos
O adolescente sabe quais são suas atividades preferidas, portanto dedicará maior tempo a elas. Se for mais alto, é provável que passe a se interessar por esportes de quadra – como vôlei e basquete. Nesta etapa, é possível que sinta certa resistência em relação à presença dos pais, afinal, prefere praticá-las com os amigos. Aproveite e convide um colega para participar da atividade também.
- A partir dos 15 anos
Depois de seguir todo esse processo em relação ao estímulo para atividade física, a prática diária fica mais tranquila. A família inteira só tem a ganhar.
Monte uma equipe em família. Veja os benefícios das atividades físicas como seu filho:
- Favorece a saúde dos pais, da criança e do adolescente;
- Evita complicações cardiovasculares, obesidade e estimula a coordenação motora;
- Estreita a relação familiar, pois o tempo dedicado à prática de algum esporte também pode ser um momento de conversa, com troca de experiências, sonhos e opiniões;
- Por meio do esporte a criança aprende a seguir as regras e respeitar as pessoas. Além disso, desenvolve a autoestima.
Depois de todas essas dicas, que tal programar algumas horas do final de semana para praticar atividade física com o seu filho? Acredite: exercitar-se em família é uma ótima maneira de aprofundar a relação com as crianças e, sem dúvida, manter a saúde em dia. Compartilhe essa ideia! Todos juntos por uma infância mais saudável!