Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Erros mais comuns na alimentação da criança que come pouco

Data: 14 de novembro de 2013 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento 0

crianca_comida_tv

Erros mais comuns na alimentação da criança que come pouco

Listamos alguns dos erros mais comuns na alimentação de uma criança que come pouco e que precisam ser evitados pela família e cuidadores:

Manter uma parte do armário da cozinha reservada para comidas e bebidas açucaradas (em geral cheia desses produtos).

Por quê isso é erro? Porque doces, biscoitos, chocolates, refrigerantes, sucos de caixinhas têm uma quantidade enorme de açúcar entre seus ingredientes. Basta ver no rótulo na descrição dos ingredientes presentes no produto. Açúcar sacia qualquer pequena fome, rapidamente. Experimente comer um pacote de biscoito doce e tentar almoçar uma hora depois. Quase certeza que não terá fome. Por isso, o ideal é ter não ter em casa para não cair na tentação.

Manter a criança na frente da TV, computador, iPad ou televisão portátil.

Devemos evitar essa armadilha para que a criança não “desregule” o centro de saciedade que tem no cérebro. Todo mundo nasce com uma espécie de “botão” no cérebro que nos fiz quando estamos com fome e quando estamos saciados. Aliás, esse mecanismo nos avisa, inclusive, de quanto de comida precisamos. Esse botão pode sofrer alterações quando as crianças são coagidas a comer mais ou são distraídas em frente de telas, não vendo o que se come e nem quanto se come.

Trocar refeições por leite

Esse é o recurso campeão na casa de criança pequena que come pouco. O problema: ela não recebe uma variedade de nutrientes. A refeição é baseada no que tem no leite. E só. É um mito achar que está bem alimentada trocando o prato de comida por leite.

Dar lanchinhos entre as refeições principais.

Criança que come pouco, não pode ter lanche entre almoço e jantar, pois esse pãozinho com leite tira a fome das grandes refeições, momento que se come uma variedade maior de cores e se ingere um leque de nutrientes. Por isso, na casa de criança que come pouco, que tem pouca fome, lanchinho da tarde deve ser bem controlado para que não se tire a fome nem do almoço nem do jantar.

Encher o prato da criança com muita comida

Vamos combinar que é desanimador encarar um prato abarrotado de comida quando não se está com fome. O correto é a criança a partir dos 3 anos colocar, com a ajuda de um adulto, a comida no prato. Faça um teste e veja a diferença na quantidade de comida que ela coloca com o prato que você prepara para ela. Dar a criança a autonomia de preparar o prato, auxiliando na presença de nutrientes, é uma das maneiras de ensinaá-la a comer bem, sem medo e de maneira saudável.

www.comerparacrescer.com

Tags: , , ,

Enviar Comentário