Comportamento alimentar
A principal função da alimentação é nutrir o corpo, porém os brasileiros, de um modo geral, não pensam assim, o que interfere no comportamento alimentar.
Os brasileiros costumam se alimentar apenas pelo prazer de comer. Não é errado se alimentar com prazer, pelo contrário, isso é fundamental!
A alimentação pode e deve ser prazerosa, mas as pessoas costumam consumir mais massas, gorduras, açúcares e carne vermelha em busca do prazer alimentar e se esquecem de outros alimentos igualmente saborosos, como: frutas, legumes e verduras, por exemplo.
E os pais acabam passando esses hábitos para os filhos. Só oferecem para as crianças aquilo que gostam. E é aí que mora o problema, pois, o hábito alimentar é estabelecido na infância e irá influenciar nos hábitos da vida adulta. E, uma vez adquirido um hábito alimentar inadequado, é difícil se livrar dele (mas não impossível!).
O ideal é aproveitar a infância para ensinar hábitos alimentares adequados, conceitos sobre nutrição visando à proteção da saúde e à prevenção das temidas Doenças Crônicas não Transmissíveis (diabetes mellitus, colesterol alto, cânceres etc.).
A seguir, pequenas dicas de como desenvolver um comportamento alimentar sadio:
- Ofereça diferentes alimentos para as crianças, preparados de formas diferentes, várias vezes
- Inclua seu filho na preparação dos alimentos e na montagem do prato
- Não elimine da alimentação da criança aqueles alimentos que a família não gosta, ela pode experimentar e gostar
- Faça as refeições à mesa, com a família reunida
- Limite o consumo de doces, frituras e industrializados em geral
Para crescer saudável e ter hábitos saudáveis é necessário começar desde pequeno!
GOSTOU? COMPARTILHE!