A partir dos 2 anos

  • Acesse nossa fan page

Como usar os temperos a seu favor e reduzir o sal da refeição da família

Data: 23 de novembro de 2012 Autor: Pratinho Saudável Categorias: A partir dos 2 anos, Alimentação 4

Sal em excesso faz mal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o recomendado é que cada pessoa consuma 5 gramas diárias. No Brasil, no entanto, dadosdo IBGE mostram que são consumidas 12 gramas em média. Esses dados podem explicar porque um em cada quatro brasileiros sofre de hipertensão, mal responsável por doenças cardiovasculares, além de estar relacionado à insuficiência renal crônica. As crianças que consomem muito sal em sua alimentação correm o risco de apresentar essas doenças ainda na infância. Além disso, seu paladar se acostuma com o sabor muito salgado e ela continuará a consumir muito sal quando adulta. Por isso, é hora de pais e cuidadores diminuírem a quantidade na hora de fazer a comida.

Isso não significa refeições sem graça. A alternativa é usar temperos que dão mais sabor na comida, acentuam aromas e ainda possuem nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança. Só não utilize os mais fortes ou picantes. Abaixo você encontra uma lista dos mais conhecidos e onde usá-los. Ofereça aos poucos, experimentando um tempero por dia para observar os que a criança aprecia mais.

Salsinha: ela é o principal tempero da cozinha já que realça o sabor de quase todos os pratos. Ainda é conhecida por estimular o apetite, combater a anemia, o reumatismo e doenças infecciosas. Experimente bater algumas folhinhas na sopa, cozinhá-las na papinha ou servi-la no macarrão.

Cebolinha: fica muito gostosa com quase tudo, das saladas aos refogados, dos assados aos gratinados.

Manjericão: experimente no molho de tomate, mas também quando assar peixe, berinjela, nas saladas.

Manjerona: no arroz, batatas, legumes cozidos, cenouras. Seu sabor é um pouquinho picante, então vá experimentando para ver se é do agrado da criança. Essa erva tem efeito calmante e estimula a digestão.

Alecrim: vai bem com berinjela, tomate, batata e couve-flor. Ele estimula a circulação sanguínea, o funcionamento da bílis e a digestão.

Tomilho: coloque na batata, no macarrão, nos legumes cozidos e nos peixes. É um tempero forte, então use com bom senso e observe se a criança gosta.

Hortelã: bom em vinagretes, saladas verdes, com tomates cortados ou pepinos.

4 Comentários: "Como usar os temperos a seu favor e reduzir o sal da refeição da família"

  1. Publicado por: Rosangela Data: 19 de abril de 2013

    Responder

    Boa tarde. Esses temperos tem que ser frescos, ou é saudável também aqueles que compramos no mercado desidratado? Obrigada.

    1. Publicado por: Pratinho Saudável Data: 6 de maio de 2013

      Responder

      Olá Rosa, a receita ficará mais saborosa e saudável se os temperos forem frescos.
      Obrigado pela sua mensagem.

  2. Publicado por: paula Data: 9 de julho de 2013

    Responder

    e o sal de ervas (sem sal) funciona bem?

    1. Publicado por: Pratinho Saudável Data: 10 de julho de 2013

      Responder

      Olá, Paula!
      Funciona sim, pois os temperos naturais, como por exemplo, orégano, alecrim, manjericão, cebola e alho deixam a refeição muito saborosa. Preparar as refeições dessa maneira deixa a preparação mais saudável e estimula o paladar das crianças a consumir refeições com menor quantidade de sal.

      Obrigado pelo contato!

Enviar Comentário