Como dizer não para uma criança na hora da comida
Como dizer NÃO para uma criança na hora da comida
Você já pensou quantas vezes diz não para o seu filho diariamente? Com certeza muito deles saem nas horas das refeições. “Não, não pode comer doce antes do salgado”, “não pode sair da mesa”, “não pode deixar o verdinho de lado”. É difícil negar algo ao filho, ouvir seu choro, lidar com sua birra, mas é necessário para ajudar no crescimento dele. Existem algumas dicas que podem auxiliar os pais.
A primeira delas é ser coerente. Sempre. Não adianta um dia ser de um jeito e no outro dia modificar o combinado. A criança percebe o vacilo do adulto e se aproveita disso para justificar sua birra. Também não peça desculpas pelas regras que você segue. Faça melhor: explique para o seu filho porque acredita que aquela é a melhor maneira. Você pode aproveitar livros infantis que existem no mercado e falam sobre alimentação infantil, personagens de desenhos, filmes, músicas, fotos, o que tiver a mão. O importante é a criança entender o porquê da regra – e vale lembrar que, novamente, a coerência é muito importante para ter essa confiança.
Também é bom explicar que na casa das outras pessoas as regras podem ser diferentes, porque cada um pensa de uma forma. Ou dá mais ou menos importância para uma alimentação saudável. Se não fizer isso, vai ouvir que “na casa do amiguinho pode” a cada garfada.
Por último, entenda o sentimento da criança. Com empatia fica mais fácil explicar de uma maneira que ela entenda. Mas não caia no risco de entender tanto que acabe cedendo. Isso vai gerar muita insegurança na criança. Elas se sentem seguras quando as regras são claras e seguidas com disciplinas.
Lógico que terão os dias em que tudo pode ser flexível, como nas férias, final de semana ou uma situação especial. Mas aí vale explicar que é uma exceção e não a regra!
COMPARTILHE!