Alimentação

  • Acesse nossa fan page

Férias à vista!

Data: 1 de julho de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Alimentação, Comportamento, Meu Pratinho Saudável, Situações especiais 0

alimentacao_ferias

Férias à vista!

Alegria das crianças, muitas vezes desespero dos pais, as férias escolares estão chegando! E com elas, a preocupação em relação à alimentação da família. E como fica a alimentação dos pequenos durante esse período? Apesar da rotina mais tranquila, é importante que os pais mantenham os horários das refeições, nada de pular o café da manhã e de oferecer petiscos ao longo do dia.

 

É preciso também prestar atenção no tipo de atividade que a criança vai realizar para adequar a alimentação, ou seja, para as crianças que vão brincar, correr, nadar, etc., o interessante é oferecer alimentos que dão energia, como carboidratos complexos (arroz integral, macarrão integral, batata assada, milho, etc.) e proteínas magras, como peixe, frango sem pele, queijo branco, entre outros.

 

Para os pequenos que vão passar os dias de folga em casa, a alimentação deve ser controlada para não provocar aumento de peso. Evite ao máximo oferecer porcaritos, como salgadinhos, balas, doces e lanches, só porque a criança está de férias. Lembre-se que não se tira férias da saúde!

 

Viajando durante as férias

 

No caso de viagens, antes mesmo de preparar o carro, comprar as passagens aéreas ou rodoviárias, é necessário pensar em lugares e opções que forneçam opções saudáveis para as crianças. Durante o período que passarem no avião, carro ou ônibus, também é importante cuidar da alimentação.

 

Lanches leves e livres de condimentos são os melhores, por isso opte por um sanduíche de pão integral e patê de frango desfiado, um pedaço de bolo caseiro ou uma salada de frutas da época, por exemplo. Esses alimentos evitarão que a criança sinta muita fome até o destino final, além de fazer pouca sujeira. Fuja dos salgadinhos, bolachas recheadas, chocolates e doces.

 

Após desembarcar no seu destino, retome a rotina de alimentação. Mesmo com tantos lugares para visitar e se divertir, é importante manter os horários de café da manhã, almoço e jantar. Além disso, evite deixar a criança dormir e acordar muito tarde, pois essa alteração brusca de horários mexe com o relógio biológico e é muito prejudicial para a saúde e disposição.

 

Dica:

A alimentação é um dos maiores custos de uma viagem. Se possível, prepara-se para cozinhar nas férias. Aproveite a ocasião para cozinhar junto com as crianças, pode ser muito divertido e ainda pode contribuir para bons hábitos alimentares.

 

COMPARTILHE e boas férias!!

Tags: , , ,

Enviar Comentário