Sono de anjinho
O sono das crianças é um momento de descanso tanto para os pequenos, que aproveitam a noite para assimilar todas as coisas novas que descobriram durante o dia, como também para os pais, que, finalmente, podem descansar um pouco da preocupação com as crianças. No entanto, nada é tão simples! A hora de dormir, geralmente, acaba sendo um grande drama para ambos os lados.
Você, provavelmente, já presenciou ou viveu casos de filhos que trocam a noite pelo dia. Por mais comum que seja, principalmente, em crianças até cinco anos, esse problema pode ser evitado por meio de alguns truques bem simples!
Que tal um banho? Se o seu bebê demora a dormir, um banho de imersão pode ajudar! Os banhos quentes são relaxantes e ainda são capazes de promover uma vasodilatação e diminuir a pressão. O período ideal para dar o banho é minutos antes do pequeno ir dormir. Muitas vezes eles acabam caindo no sono até dentro da banheira.
Amiguinhos! Manter novos “amiguinhos” também é uma boa ideia para a hora do sono. Algumas crianças costumam levar para cama brinquedos, como bonecas ou ursos. O ideal é que o brinquedo não tenha pelos e, que, seja dado a crianças maiores que cinco meses. Fixe bem que esse “amiguinho” é só na hora de deitar! Ele será uma representação de tranquilidade para ajudar o pequeno a enfrentar momentos difíceis durante a noite.
Solte sua voz! A técnica mais recomendada para acalmar crianças durante o sono é o canto. A ideia é que os pais cantem sempre a mesma música, assim, o pequeno vai associar a canção à hora de dormir. O próximo passo é ler histórias para as crianças maiores. Para os pais, lembrem-se sempre de que qualquer canto ou leitura deve ser feito na cama do pequeno e não na cama dos pais!
Morninho: Líquidos mornos também tem efeito calmante. Esse é o segredo do famoso truque do chá de camomila para acalmar. No entanto, qualquer líquido é válido. Para os bebês, o leite do peito já é o suficiente. Já para os maiores, são indicados chás ou qualquer líquido quente.
Deixe uma luz acesa! Dormir de luz apagada é mais relaxante para os pequenos, no entanto, se a interrupção do sono for causada por um medo do escuro, é preferível que se clareie o quarto a levar a criança para a cama dos pais. Não se esqueça, também, de descobrir o porquê do medo do pequeno.
Massagem: Shantala é uma técnica indiana de massagens, especialmente direcionada para os bebês. Com ela, novos métodos de massagens foram desenvolvidos a fim de relaxar os pequenos. A massagem deixa a criança tranquila, além de promover um contato maior com a mãe, o que dá mais segurança ao bebê.
Manter-se na rotina pode ser mais uma garantia de uma noite tranquila. Repetir costumes diários tem um efeito tranquilizador para as crianças. Manter um ritual, principalmente, na hora de dormir funciona quase como uma indução ao sono. O ideal é que tudo que se relacione ao sono seja feito nesse ritual, que deve ser feito cerca de uma hora antes da criança deitar, como: dar a mamadeira e, para os maiores, escovar os dentes.