Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Saiba mais sobre os tipos de transtornos alimentares

Data: 26 de março de 2015 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento, Meu Pratinho Saudável 0

transtorno-alimentar

Saiba mais sobre os tipos de transtornos alimentares

Muita gente ainda acredita que os transtornos alimentares só acontecem com meninas adolescentes. Porém, cada vez mais cedo as pessoas estão preocupadas com a estética e o corpo. Com isso é possível identificar crianças com transtornos alimentares do tipo, bulimia e anorexia. Vocês já ouviram falar disso? Vamos lá!

Anorexia

Bulimia

Conceitos

Caracterizado por um medo exagerado em ganhar peso, mesmo que o indivíduo esteja com baixo peso ou peso normal. Caracterizado por uma etapa de consumo alimentar exagerado seguida de um processo de compensação.

Causas

Podem ter relação com o fator genético, mas a cultura da magreza, a qualquer custo, influência de maneira direta na ocorrência desses transtornos.

Como acontece

Acontece com o seguimento de uma dieta rígida com restrição principalmente de calorias. Este processo pode ser por meio de vômito, uso de laxante ou prática de atividade física intensa.

O fato de meninos e meninas cada vez mais jovens ficarem preocupadas com o corpo e dizerem que querem ser mais magros é assustador. Em vez de brincar ou se concentrar na escola, as crianças estão agora preocupadas com a contagem de calorias, interessados em suplementos, shakes, etc.Se você suspeita que seu filho tem algum tipo de transtorno alimentar, preste atenção nesses comportamentos:

  • Perda de peso rápida ou mudanças drásticas de peso;
  • Preocupação excessiva com peso, alimentos, rótulos dos alimentos e dietas;
  • Evita refeições e situações que envolvam alimentos;
  • Ingestão excessiva de líquidos ou negação de fome;
  • Atividade física excessiva ou muito rígida;
  • Isolamento dos amigos e das atividades usuais;
  • Mudança no estilo de se vestir, como excesso de roupas para cobrir o corpo ou roupas reveladoras para ostentar a perda de peso;
  • Vômitos ou abuso de laxantes, diuréticos ou suplementos nutricionais.

O que fazer então? Primeira peça ajuda a um nutricionista, psicólogo e médico. Deve ter o acompanhamento de perto de profissionais da saúde. A família também é fundamental, veja algumas dicas de como lidar com essa situação em casa: ü  Evite fazer acusações, pergunte o que está acontecendo e seja solidário ao seu filho; ü  Se seu filho não estiver a fim de conversa, tente perguntar para os amigos dele, mas seja discreto; ü  Seja firme e não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde. Transtorno alimentar é uma doença complexa que exige tratamento com equipe multidisciplinar. O tratamento é longo e envolve a família e os profissionais de saúde. Com esta parceria, fica mais fácil combater o transtorno alimentar das crianças e adolescentes.

Essas informações são muito importante. Ajude a divulgá-las, COMPARTILHE!

Tags: , , , ,

Enviar Comentário