Resgate da cultura alimentar
Resgate da cultura alimentar
Como garantir que as receitas de família irão permanecer para as futuras gerações? É muito importante transmitir habilidades culinárias entre as gerações para que a cultura alimentar da sua família sempre se mantenha viva.
As aptidões envolvidas para a seleção, tempero, cozimento, combinação e apresentação dos alimentos são as habilidades culinárias. O sabor, o aroma, a textura e a aparência dos alimentos dependem do cuidado e da atenção em cada uma dessas etapas de preparo.
A correria do dia a dia, a oferta de produtos industrializados e a publicidade em torno desses alimentos, nem sempre saudáveis, prejudicam a tradição da culinária familiar.
Não se engane com as propagandas. Os produtos industrializados não seguem o modo de preparo como manda a tradição familiar. E dedicar tempo a essa atividade, sem recorrer a produtos prontos, garante a qualidade dos pratos.
Se você tem habilidades culinárias procure desenvolvê-las e partilhá-las com as pessoas com quem você convive, principalmente com crianças e jovens.
Se você não tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las. Converse com pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet e, se achar necessário, faça cursos. Ninguém nasce sabendo cozinhar a macarronada perfeita, mas o interesse e a vontade de aprender são ótimos começos.
Você vai se surpreender com o progresso que pode fazer em pouco tempo. O preparo de alimentos leva o prazer à rotina familiar. Por isso, sempre que possível chame as crianças para ajudar. O prazer compartilhado é ainda mais gostoso.
As festas de fim de ano são excelentes momentos para aprender e resgatar um pouco da cultura culinária de sua família. Aproveite e coloque as mãos na massa!
Aproveite e divida estas dicas com as pessoas que você goste! COMPARTILHE!