Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Os benefícios da mastigação

Data: 1 de janeiro de 2015 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento, Meu Pratinho Saudável 0

mastigacao

Os benefícios da mastigação

Um novo ano começou e, para falar de alimentação saudável, precisamos partir do início também. A mastigação é a primeira etapa da digestão dos alimentos e, por isso, é importante que o processo seja feito corretamente. Muitas crianças comem rápido para voltarem a brincar logo, mas é na infância que devemos aprender a realizar as refeições tranquilamente, mastigando bem os alimentos.

A mastigação transforma os alimentos sólidos em pasta e, ao misturar as partículas de alimentos com a saliva, dá início à digestão. A saliva contém uma enzima chamada ptialina, responsável pela digestão de alimentos, principalmente os ricos em carboidratos, como arroz, batata, pães e cereais diversos.

Se a mastigação não for realizada da maneira correta a digestão é prejudicada, provocando fermentações, azia e gases. Se o alimento é bem envolvido pela saliva, não sentimos necessidade de beber líquidos nas refeições.

A mastigação também é extremamente importante para a saúde bucal, já que o movimento da mandíbula proporciona uma massagem nas raízes dos dentes e nas gengivas, fortalecendo-os.

A quantidade de alimentos ingeridos também é indicada pela mastigação. Durante esse processo o corpo recebe “avisos” e se prepara quimicamente para a assimilação de nutrientes. Mastigar vagarosamente permite que tenhamos a sensação de saciedade ao longo da refeição, um sinal de que o estômago tem exatamente a quantidade suficiente de alimentos e nutrientes para o organismo, sem sobrecarrega-lo com excessos.

A dica é se forçar a comer devagar e descansar os talheres enquanto mastiga. Essa ação já inibe o reflexo de formar uma nova garfada e coloca-la na boca sem que a primeira tenha sido mastigada.

Mudar os hábitos alimentares e se forçar a mastigar bem os alimentos colaboram para a digestão. Veja outras dicas para comer melhor:

  • Coma somente quando tiver fome
  • A quantidade de alimentos altera a qualidade
  • Não beba líquidos durante as refeições

Coma com tranquilidade! COMPARTILHE essas dicas!

Tags: , , ,

Enviar Comentário