Alimentação

  • Acesse nossa fan page

Nem tão saudável assim

Data: 23 de abril de 2015 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Alimentação, Meu Pratinho Saudável 0

nem-tao-saudavel-assim

Nem tão saudável assim

 

Pois é, nem tudo que parece saudável realmente é. Por isso, preste mais atenção no que você anda oferecendo para o seu filho. O peixe mais saudável é sempre o fresco. Os peixes enlatados, como atum e sardinha, contêm boas quantidades de sódio e óleo. Aqui a dica é escolher o produto conservado em água e ficar de olho na quantidade sódio.

Mas, se o enlatado não é tão saudável quanto parece, imagine o peixe empanado? A indústria usa gordura vegetal hidrogenada, corantes e realçadores de sabor que são ingredientes prejudiciais à saúde. São tantas adições, que, quando o alimento é ultraprocessado, não sobra praticamente nada do original — apenas o nome!

O mesmo raciocínio deve ser usado para outros alimentos industrializados, como bebidas lácteas, sobremesas lácteas, legumes em conserva, pratos prontos congelados em geral. Em relação aos laticínios escolha sempre os reduzidos em gordura, açúcar e desnatados. O iogurte natural desnatado e sem açúcar é a melhor opção. Em casa você pode bater com frutas e açúcar mascavo, por exemplo. Os legumes congelados (exceto os que são para fritar, como batata, mandioca, etc.), são melhores opções que os enlatados, cheios de sódio.

Lembre-se sempre que quanto mais natural o alimento, mais saudável ele é, portanto incentive o consumo de frutas, verduras, legumes e reduza o acesso da criança às guloseimas. Cerca de um quarto das crianças de 5 a 10 anos comem biscoitos recheados, balas e doces praticamente todo dia, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2009, do IBGE. O refrigerante é outra preferência nacional: 23,3% dos brasileiros tomam a bebida, ao menos, cinco vezes por semana. Por outro lado, só 26,3% comem a quantidade adequada de hortaliças e frutas.

Estima-se que uma criança de 8 anos já comeu a mesma quantidade de açúcar que sua avó comeu em toda sua vida. Em 1990, existiam 32 milhões de crianças com menos de cinco anos com excesso de peso, em 2013 esse número subiu para 42 milhões, e em 2025 calcula-se que serão 70 milhões de crianças.

Para ficar mais claro, o Ministério da Saúde elaborou um vídeo baseado no novo Guia Alimentar da População Brasileira em 2014. Veja o vídeo no link abaixo:

http://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2015/04/guia-traz-dez-novas-regras-para-uma-alimentacao-saudavel

 

As dicas servem para a família toda. Aproveite! Se gostou, compartilhe e faça propaganda de uma alimentação saudável!

 

Tags: , , , ,

Enviar Comentário