Alimentos podem ser contaminados por agrotóxicos
Alimentos podem ser contaminados por agrotóxicos
Anualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulga relatórios do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que tem por objetivo verificar se os alimentos estão dentro dos Limites Máximos de Resíduos estabelecidos pela lei.
No último relatório, divulgado em outubro de 2013, a ANVISA encontrou teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e a presença de agrotóxicos não autorizados. Segundo a Agência, quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis.
E como isso afeta a saúde?
Os sinais e sintomas resultantes da exposição a esses produtos são: dores de cabeça, alergias e coceiras. Em casos mais graves, pode causar distúrbios do sistema nervoso central e até câncer. Nas crianças, algumas substâncias podem levar ao transtorno de déficit de atenção.
O alimento campeão no conteúdo de agrotóxico é o pimentão, com 91,8% de contaminação, seguido pelo morango com 63,4%, o pepino com 57,4%, a alface com 54,2% e a cenoura com 49,6%. A batata não apresentou contaminação.
Como solucionar o problema?
A primeira opção é consumir alimentos orgânicos, que são produzidos sem o uso de agrotóxicos. Lavar os alimentos pode reduzir a presença do agrotóxico na casca, mas não o elimina completamente.
A ideia é investir nos vegetais que não aparecem na lista, tomando os seguintes cuidados:
- Lave as frutas e hortaliças por um minuto com uma esponja e detergente neutro e enxague bem
- Tire as folhas externas das verduras, que concentram mais agrotóxicos
- Para eliminar as bactérias, deixe os alimentos de molho em solução com hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de diluição do fabricante.
Outra dica é fazer uma horta em casa, plantando alface, por exemplo, que é de fácil cultivo, entre outros produtos, sem o uso de nenhum produto químico.
Gostou dessas dicas? Que tal COMPARTILHAR???