Alimentos orgânicos
Saiba mais sobre os alimentos orgânicos
Se tratando de alimentação, é sempre bom investigar direitinho tudo que está sendo colocado na mesa. E se considerar que a alimentação é para as crianças, o caso fica ainda mais sério.
Você já ouviu falar dos alimentos orgânicos, certo? Eles são aqueles cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. São produzidos sempre com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente, isto é, sem destruir os recursos naturais.
É proibido usar agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que possam contaminar o alimento ou o meio ambiente. Agrotóxicos, como o próprio nome já diz, são produtos tóxicos, verdadeiros venenos. Por isso, devemos evitar seu consumo. Sem contar que, legumes e verduras orgânicos são mais saborosos.
Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães e uma variedade enorme de produtos – até industrializados – só podem ser realmente orgânicos se forem cultivados assim e cumprirem todas essas regras à risca.
Para ter o nome “orgânico” ou “produto orgânico” no rótulo, o produto deve conter, no máximo, 5% de ingredientes não orgânicos, que devem estar descritos na lista de ingredientes do produto.
Produtos que têm mais de 5% de ingredientes não orgânicos só podem ser chamados de “produto com ingredientes orgânicos”. Porém, a parte orgânica deve ser, no mínimo, 70%.
Embora o consumo de alimentos orgânicos esteja em crescimento, o preço ainda é uma barreira. Mas, aqui vai uma boa notícia: sabe aquela horta que você tem no seu quintal ou aquele vasinho com ervas? Esses alimentos são considerados orgânicos. Portanto, você pode aumentar sua produção e ter acesso a produtos mais saudáveis. Que tal pedir ajuda das crianças para plantar e cuidar da horta?
Quem escolhe comprar produtos orgânicos faz isso para manter a saúde, para preservar o meio ambiente e para ajudar outras pessoas, principalmente pequenos produtores rurais, a terem melhor qualidade de vida.
Veja no link abaixo as principais feiras de produtos orgânicos espalhadas pelo Brasil.
http://www.idec.org.br/feirasorganicas
Ajude a divulga esta matéria! COMPARTILHE!