Nem toda barrinha de cereal é saudável
Há alguns anos, as barrinhas de cereais surgiram com uma proposta de serem alimentos saudáveis para matar a fome entre as refeições sem comprometer a saúde. Mas, como todo alimentos industrializado, a barrinha de cereal pode não ser tão saudável assim, por isso é preciso ficar de olho no rótulo e na lista de ingredientes. A grande maioria das barrinhas de cereais é rica em açúcar e tem pouca fibra. As que levam chocolate podem conter ainda muita gordura.
É claro que existem algumas que realmente são saudáveis. Veja nossas dicas para você escolher a melhor barrinha para a lancheira do seu filho ou até mesmo seu consumo:
O açúcar pode aparecer de diversas formas. Veja abaixo os diferentes nomes que o açúcar pode ser chamado:
- Glicose
- Frutose
- Glucose
- Dextrose
- Maltodextrina
- Sacarose
- Lactose
- Xarope de milho
- Isoglucose
Sobre a gordura, a regra geral é que a do tipo insaturada é mais saudável que a saturada. Os alimentos que contêm gordura insaturada incluem o abacate, as nozes e os óleos vegetais. E, as gorduras saturadas e trans devem ser evitadas.
Saiba que a gordura de palma é um tipo de gordura saturada, e está presente em praticamente todas as barras de cereal.
E sobre as fibras, preste atenção, pois o produto é vendido como fonte de fibras, logo tem que ter fibra na lista de ingredientes e na tabela de composição nutricional.
Com todos esses cuidados, com certeza você vai oferecer uma opção saudável de lanche para o seu filho.