O que tem pro lanche?
O que tem pro lanche?
Você sabe o que colocar na lancheira do seu filho? Nós do Meu Pratinho Saudável e a Magali, Embaixadora da Alimentação Saudável, estamos juntos no desafio #oquetemprolanche.
Sabemos que não é fácil ter tempo e criatividade para montar todos os dias uma lancheira adequada, por isso, várias blogueiras foram convidadas para tirar fotos, para servir de inspiração, dos lanches dos seus filhos. E a partir daí, demos dicas de como melhorar e variar o lanche ao longo da semana.
Nossa parceria está sendo um sucesso! Estamos recebendo várias fotos de lanches com opções saudáveis preparados por mamães comprometidas. Mande também a foto dos lanches do seu filho. Além disso, a iniciativa também foi destaque no UOL. http://turmadamonica.uol.com.br/inspiradas-pela-magali-maes-montam-lanches-saudaveis-2/
De acordo com a metodologia do Meu Pratinho Saudável, que tem o apoio científico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um lanche saudável é aquele que contém um alimento de cada grupo, como: carboidratos, proteínas, frutas e hortaliças e alimentos fontes de cálcio (por exemplo, leite e derivados), para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.
Para facilitar a criação da lancheira saudável, abaixo estão descritos os grupos de alimentos que possuem perfis nutricionais semelhantes. Para cada um deles, relacionamos os alimentos que compõem o grupo.
- Carboidratos: alimentos que fornecem energia e disposição para as atividades do dia a dia. Suas fontes são: pães, torradas, bolos simples, cereais integrais, tapioca, panqueca, biscoitos integrais, tortas, etc.
- Proteínas: alimentos responsáveis pela formação de tecidos e músculos. Suas fontes são: leite, iogurte, coalhada, queijo branco, presunto magro, peito de peru, ovo cozido, etc.
- Frutas e hortaliças: frutas, verduras e legumes. Frutas frescas ou secas, legumes na versão baby e preparações à base de vegetais são excelentes alternativas, na medida em que são alimentos com alto teor de nutrientes e grande poder de saciedade, além de serem práticos para transportar e consumir fora de casa.
As combinações dos alimentos são múltiplas, pois cada grupo apresenta uma série de alimentos que podem ser combinados com alimentos de outros grupos.
Esperamos que você participe do nosso desafio #oquetemprolanche. Acreditamos que com a adoção de hábitos saudáveis, as crianças podem ter uma alimentação equilibrada e, consequentemente, há redução do risco de desenvolver excesso de peso na infância.
Estamos aguardando a foto do lanche do seu filho também! COMPARTILHE!!!