O que os pais devem saber sobre a alimentação das crianças
O que os pais devem saber sobre a alimentação das crianças
A formação do hábito alimentar da criança inicia-se com os alimentos incluídos no primeiro ano de vida e com as experiências positivas e negativas ligadas à alimentação ao longo da infância. Além disso, sofre influências do meio ambiente, da cultura, e principalmente, da família.
Este hábito alimentar adquirido na infância tende a ser seguido por toda a vida. Por isso, é extremamente importante que a criança aprenda a ter hábitos alimentares saudáveis desde o início. E este aprendizado se dá principalmente em dois ambientes: em casa, com o exemplo da família; e na creche/escola, onde aprende hábitos com os coleguinhas e professores.
No primeiro ano de vida, a criança apresenta crescimento e desenvolvimento acelerados, o que faz seu apetite ser grande. Nesse período, a criança está na fase oral, sendo todo o prazer voltado para a alimentação.
Já no período pré-escolar (2-7 anos), há uma diminuição da velocidade de crescimento, e por isso, o apetite diminui. Além disso, o interesse pela alimentação passa para segundo plano, pois a criança desvia sua atenção para outras atividades relacionadas ao ambiente em que ela está. Assim, nessa fase, a alimentação da criança se torna irregular, de modo que a falta de apetite torna-se uma queixa comum dos pais.
O que fazer neste caso? Deve-se evitar que a criança seja forçada a comer o que não quer, pois isto dificulta a aceitação do alimento. A criança, nesta fase, tem necessidade de explorar o ambiente, os objetos e os alimentos com todos os sentidos; portanto, é necessário permitir que a criança mexa no alimento, cheire e prove o novo sabor, para que consiga aceitá-lo.
Fique de olho! A aceitação dos alimentos passa por uma fase de adaptação. Isso significa que a criança pode aceitar um alimento hoje e rejeitá-lo amanhã. Diante dessa situação, os pais devem agir naturalmente e não brigar com a criança ou obrigá-la a comer.
A alimentação das crianças precisa de acompanhamento desde cedo. Ajude a COMPARTILHAR essa informação!