Lanchinhos

  • Acesse nossa fan page

Lancheira saudável: Trocando o pão pela tapioca

Data: 23 de abril de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Lanchinhos, Meu Lanchinho Saudável, Meu Pratinho Saudável, Receitas 0

tapioca_meupratinho

Você sabia que trocar o pão branco pelo famoso beiju de tapioca é mais saudável e saboroso?

Isso mesmo, a tapioca é um tipo de massa fina, produzida a partir da fécula de mandioca, também conhecida como goma que, ao entrar em contato com o calor, coagula e se une igual a uma panqueca.

Apesar de não ter um valor nutricional tão elevado (50 gramas da massa possui somente 1,6 gramas de proteínas), a tapioca é um excelente substituto para lanches, pois contém apenas 68 calorias, contra as tradicionais 135 calorias do pão branco.

É um alimento indicado também para os pequenos celíacos, diabéticos e obesos, uma vez que sua composição simples (somente farinha e água) é livre de glúten, gordura e açúcares. Além disso, a tapioca é muito versátil e pode agradar a meninada, já que sua massa vai muito bem tanto com recheios salgados, quanto doces.

 

 

Veja abaixo uma receita para a lancheira da criançada:

Tapioca com banana e canela

Ingredientes

2 xícaras (chá) de polvilho doce

½ xícara (chá) de água

1 banana prata fatiada

1 colher de café (rasa) de canela

Modo de preparo

Umedeça o polvilho com a água, misturando até ficar com a consistência de uma farinha granulada e úmida. Passe por uma peneira e reserve. Aqueça uma frigideira e coloque o polvilho cobrindo todos os espaços, até formar uma camada uniforme e não muito grossa de beiju. Aguarde a massa ficar unida e a vire para que asse do outro lado. Coloque a banana em uma das pontas, cubra com a canela e enrole delicadamente. Aguarde até a banana derreter suavemente, retire do fogo e deixe esfriar. Coloque em um pote com tampa e inclua na lancheira da escola.

 

Este lanche simples contém apenas 125 calorias e é nutritivo e saboroso. Lembrando que, mesmo sendo menos calórica, o consumo de tapioca deve ser sempre atrelado a uma dieta saudável e a prática de atividades físicas regulares e prazerosas para as crianças.

 

E então, que tal tentar mudar alguns hábitos ainda hoje?

Que tal COMPARTILHAR?

Tags: , , ,

Enviar Comentário