Deficiência de vitamina A pode causar problemas de visão
Deficiência de vitamina A pode causar problemas de visão
A vitamina A é um importante nutriente antioxidante e é responsável pelo transporte de gorduras no organismo. Por isso, aqui vai um alerta: imunidade baixa, atraso no crescimento, problemas de visão e pele ressecada podem estar relacionados com deficiência de vitamina A.
Essa condição é comum entre os 2 e os 6 anos de idade, principalmente em crianças que tiveram dietas deficientes de alimentos ricos em vitamina A, menos de 6 meses de aleitamento materno exclusivo ou vivem em locais com saneamento básico precário. Importante ficar atento para a maior possibilidade desta doença em crianças com desnutrição moderada ou grave, em função da deficiência global de nutrientes.
O tratamento é feito por meio da restauração de uma alimentação adequada, isto é, com alimentos ricos em vitamina A e caroteno (substância precursora da vitamina A no organismo). E dependendo do valor da vitamina A presente no sangue, será necessária a administração medicamentosa.
Como evitar?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a administração de suplementos de vitamina A para prevenir a carência em crianças de 6 a 5 anos. Ressalta ainda que a suplementação profilática de vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias para melhoria da ingestão desse nutriente, portanto associado à qualidade da alimentação.
Em países em desenvolvimento, como o Brasil, cerca de 85% da vitamina A é ingerida a partir de fontes vegetais, como pré-vitaminas (betacaroteno e outras pré-vitaminas), que apresentam menor atividade do que a vitamina já formada (retinol), presente nos alimentos de origem animal.
É importante considerar que o betacaroteno apresenta 16% da atividade vitamínica do retinol e que as demais pré-vitaminas apresentam no máximo 8%.
Abaixo apresentamos os principais alimentos ricos em vitamina A.
São fontes animais: carne bovina, fígado de boi, aves, pescados, ovos, leite e derivados, gordura animal, etc.
São fontes vegetais: milho, abóbora, batata doce, cenoura, manga, mamão, melão, alface, agrião, couve manteiga, chicória, espinafre, serralha, etc.
Agora que você já sabe de como prevenir a deficiência por vitamina A, sempre ofereça os alimentos fontes das formas mais variadas. Use sua criatividade no planejamento de uma alimentação variada e equilibrada.