A partir dos 2 anos

  • Acesse nossa fan page

Como lancheira pode influenciar na saúde da criança

Data: 11 de setembro de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: A partir dos 2 anos, Alimentação, Meu Lanchinho Saudável, Meu Pratinho Saudável 0

lancheira_saudavel

Como lancheira pode influenciar na saúde da criança

Quem tem filhos em idade escolar, sabe o quanto é trabalhoso pensar e preparar a lancheira. Além da escolha de alimentos saudáveis, é preciso também pensar na segurança alimentar, que inclui desde a seleção adequada dos alimentos, higiene dos utensílios utilizados até o armazenamento adequado do lanche.

Selecionar um alimento estragado ou higienizar a lancheira ou garrafa térmica de uma forma inadequada pode ser prejudicial à saúde da criança e causar transtornos como diarreia, febre e falta de apetite.

 

Para evitar isso, selecionamos algumas dicas para afastar esses riscos:

 

– Escolha frutas com cascas íntegras, brilhantes e com aspecto de recém-colhidas. Furos e machucados nas frutas podem aumentar o risco de contaminação. As frutas da estação podem ser uma ótima alternativa por serem mais frescas e custarem menos.

 

– Fique de olho na validade. Se ela estiver vencida, o alimento pode conter micro-organismos nocivos à saúde.

 

– Usar garrafas e lancheiras térmicas certificadas, para que possam efeticamente conservar os nutrientes e manter a temperatura do lanche. Principalmente, se tiver frios, leite e iogurte.

 

– Utilize saquinhos e embalagens próprios para alimentos na hora de separar a porção do lanche.

 

– Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar o lanche.

 

– Limpe a lancheira e a garrafinha antes e após o uso para tirar resíduos de alimentos. Especialistas indicam usar uma esponja macia com água e detergente neutro. Uma vez por semana, lave a lancheira e a garrafinha utilizando um pouco de água sanitária para higienizar.

 

Outra dica infalível é diversificar a lancheira: prefira alimentos naturais e caseiros, respeite a quantidade para a idade do seu filho. Compartilhe esse momento com a criança, que ficará mais motivada a devorar o lanchinho.

 Essas dicas são ótimas! Ajude a divulgá-las! COMPARTILHE!

Tags: , , ,

Enviar Comentário