Alimentação

  • Acesse nossa fan page

Aproveite a diversidade das bananas

Data: 29 de março de 2016 Autor: mariana Categorias: Alimentação, Meu Pratinho Saudável 0

bananas

Rica em potássio, mineral que ajuda na contração muscular e no equilíbrio hídrico, a banana é um dos alimentos mais versáteis da nossa culinária, sem contar que é difícil uma criança não gostar desta fruta.

 

Por ser uma fruta de fácil consumo, é muito prática para colocar na lancheira ou levar para comer durante um passeio no final de semana.

 

Quando não está madura, com a casca completamente verde, a banana pode ser usada na forma de biomassa como ingredientes de outras receitas. E a vantagem é que estimula a multiplicação de bactérias benéficas. Essas bactérias ajudam a melhorar a absorção de nutrientes e o trânsito intestinal, evitando assim, o intestino preguiçoso.

 

Em relação à composição nutricional, as diferentes espécies de bananas diferem na quantidade de caloria e amido, refletindo no sabor e aroma diferenciado.

 

Veja as características das principais espécies de banana:

Banana-nanica

100g= 92 kcal. Tem casca fina, polpa bem docinha, macia e aroma agradável. Pode ser consumida ao natural ou com aveia, granola ou grãos de sua preferência. Usado também na forma assada, à milanesa ou no preparo de compota.

Banana-da-terra

100g= 128 kcal. Também conhecida como banana-pão, pois a sua polpa é mais consistente. Mais comprida e menos adocicada, não é indicada para comer crua, pois dificulta a digestão. O ideal é utilizar em pratos cozidos, fritos e assados.

Banana-prata

100g= 98 kcal. Menos doce e mais consistente que a nanica. Ela é a variedade que se conserva por mais tempo em casa. Ótima para ser consumida ao natural e usada no preparo de doces e bolos.

Banana-maçã

100g = 87 kcal. Tem esse nome por causa do seu perfume. Pequena e com polpa clara e macia, ela é recomendada para bebês e idosos, por ser de fácil digestão. A melhor maneira de consumir é ao natural.

Banana-ouro

100g = 112 kcal. É a menor de todas, medindo no máximo 10cm. Tem casca fina de cor amarelo ouro, polpa doce, sabor e aroma agradáveis. Pode ser consumida ao natural, empada ou em receitas de bolos.

Tags: , , ,

Enviar Comentário