Sim, nós temos banana
Sim, nós temos banana
Ouro, prata, nanica, maçã, pacova, da terra… Só no Brasil, temos mais de 20 tipos de banana. É disparada a fruta que mais faz sucesso entre as crianças. Prática e saborosa, vai bem na lancheira e é uma opção para qualquer hora do dia.
A banana oferece grande parte das necessidades diárias de potássio que, além de melhorar as contrações musculares, auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas. Também é rica em minerais como magnésio, fósforo e sódio, que fortalecem os tecidos do corpo e ajudam na formação de ossos e dentes. Fornece também vitamina A (importante para a manutenção da pele, dos olhos, das membranas, células nervosas e sanguíneas, bem como algumas glândulas do corpo), vitamina B1 (ajuda no metabolismo da glicose, fornece energia para as funções do dia a dia) e vitamina B2 (desintoxicante do organismo e produtor de células vermelhas).
Quem nunca ouviu falar que a banana é rica em potássio, e que é bom para evitar câimbra? É verdade! A contração muscular subida, que dura pouco tempo, mas causa uma forte dor muscular é conhecida como câimbra. É geralmente provocada pela deficiência de minerais, especialmente de potássio, cálcio e magnésio.
É importante regulador do intestino, por conter fibras. A banana maçã e a prata ajudam na diarreia, e a banana nanica na constipação.
A banana é importante fonte de energia para a realização das atividades diárias, assim como, combustível para as brincadeiras da criançada. Essa fruta tem carboidrato de fácil digestão, por isso é importante sempre estar presente na alimentação do seu filho, principalmente após a prática de atividade física para repor a energia gasta.
Mas, lembre-se: apesar das vantagens da fruta, alguns grupos devem ingeri-la com moderação. Entre eles estão as crianças e adolescentes com excesso de peso e os diabéticos. Isso porque a banana tem elevado índice glicêmico, ou seja, tem uma elevada carga de açúcar que demanda do corpo uma necessidade alta de insulina.
Como o organismo de quem tem diabetes não consegue fornecer quantidade adequada de insulina, esse açúcar em excesso se transforma em gordura, que pode se acumular nas artérias. Quem sofre de insuficiência renal também deve evitar a banana por causa da grande quantidade de potássio. Mas, se seu filho não tem nenhum desses problemas de saúde, não hesite, ofereça banana para ele sempre que estiver disponível em casa.
Curtiu as dicas? Compartilhe e abrace a ideia e sempre ofereça banana para a criançada!