Como perceber que seu filho está obeso
Como perceber que seu filho está obeso
Nossa, mas que criança fofa! Olha só que delícia de perna rechonchuda! É assim que a maioria das pessoas vê e elogia uma criança acima do peso. É difícil perceber e aceitar a obesidade de um filho. Aos olhos dos pais e parentes, as dobras são sinal de saúde e um motivo a menos para se preocupar. Muitos nem percebem que o filho está com quilos a mais e comemoram cada garfada.
Um estudo feito nos Estados Unidos com mães de bebês com sobrepeso mostrou que 79% delas não notavam nada de errado na silhueta dos seus filhos. Outra pesquisa americana com famílias de crianças obesas revelou que 35% dos pais nem sequer imaginavam que elas pudessem estar acima do peso.
Na maioria das crianças a causa da obesidade é alimentar. Muitas vezes, com medo de não fornecer os nutrientes que a criança precisa para se desenvolver com saúde, os pais vão além da necessidade, errando na quantidade e na qualidade dos alimentos oferecidos. Mas, também, não é porque seu filho ganhou uns quilinhos que ele está obeso. Dependendo do ritmo do ganho de peso e de altura, a criança pode comer vorazmente, mas estar com o peso dentro dos limites esperados para sua idade.
Diante disso, é fundamental acompanhar o processo de crescimento da criança, verificando se está dentro dos limites normais de peso e altura e, além disso, atentar-se à sua alimentação. Para que a criança tenha um adequado ganho de peso são importantes cuidados com a alimentação desde o nascimento.
A obesidade é um problema sério e mais fácil de tratar quando ainda se é criança. Não deixe que seu filho caminhe com maus hábitos alimentares, mas ensine-o a cuidar da saúde e da alimentação desde pequeno.
COMPARTILHE com outros pais! É importante!