A verdade por trás dos empanados de frango
A verdade por trás dos empanados de frango
Empanados de frango industrializados são produtos derivados de frango, ricos em calorias, sódio, carboidratos e gorduras! Portanto, estão longe de ser uma escolha saudável. Ao contrário do que se pensa, os empanados são feitos com várias partes do frango, e não apenas com o peito.
Além disso, eles contêm maisena modificada, soda para cozimento, sódio, glicose, ácido cítrico, caldo de galinha, fosfato de sódio, óleo hidrogenado de soja e mais 26 ingredientes! Uma verdadeira mistura de produtos químicos!
A quantidade de sódio contida nos empanados é altíssima, o que os coloca entre os 10 alimentos industrializados mais ricos em sódio! E mesmo que você asse em vez de fritá-los, de nada vai adiantar.
Isso porque como parte do seu preparo, é necessário que ele seja frito, para garantir uma boa conservação. Nesse processo, o empanado passa de 20 a 30 segundos mergulhado em óleo, sob altas temperaturas, para depois ser congelado, sem causar prejuízo ao sabor. Portanto, sabe-se que entre 10-20% do peso do produto empanado final é de gordura. Sem contar que em sua maioria são fritos, e assim absorvem mais óleo, resultando em uma bomba calórica.
E tem mais: a qualidade do produto final também depende da qualidade do óleo que foi usado para esta etapa de fritura. Para a indústria, as gorduras saturadas (aquelas prejudiciais ao coração) deixam o produto final com uma melhor apresentação e maior prazo de validade. Nem é preciso falar da péssima composição nutricional: sódio, gordura saturada + trans e praticamente nada de nutrientes!
Como as crianças costumam gostar dos empanados (será que somos nós os adultos que damos o exemplo?). Portanto, a dica é fazer em casa, com peito do frango, pouco sal e pouco óleo. Use forminhas divertidas para fazer formatos diferentes e asse em vez de fritar.
Você sabia disso? COMPARTIHE!