Sorvete combina com saúde, sim!
Sorvete combina com saúde, sim!
Com a chegada das férias de verão, as crianças ficam enlouquecidas por sorvetes. Além de ser uma delícia, refresca, hidrata e pode fazer parte da refeição das crianças, como sobremesa ou lanche intermediário. É possível consumir sorvetes sem fugir de uma alimentação saudável.
Sorvetes à base de frutas são a melhor opção, feitos com frutas e água e sem adição de açúcar. É uma alternativa perfeita para auxiliar na hidratação, mas sem exageros. Os sorvetes de frutas costumam ter menos calorias que os sorvetes com leite, e costumam ter de 50 a120 kcal. Para driblar as calorias, podemos também preparar sorvetes com leite desnatado, e com isso variarmos os sabores.
Porém, é importante conhecer outras formas de sorvetes ou produtos parecidos que também chamam a atenção das crianças nos dias quentes:
– Frozen: é uma opção saudável. Possui poucas calorias e pode ser classificado como um intermediário entre o suco e o sorvete. Abacaxi, frutas cítricas e até manga ficam uma delícia com gelo moído. A dica é saber dosar os ingredientes de maneira correta.
– Smoothie: dependendo dos ingredientes pode ser considerada outra opção saudável. Leva frutas batidas com leite, iogurtes ou sucos. Fornece vitaminas e minerais, com pouca quantidade de calorias.
– Sorvetes de massa: devem ser evitados, pois possuem em sua composição grandes quantidades de gorduras, principalmente gorduras saturadas e trans, que em excesso são prejudiciais à saúde do coração. Outro ponto negativo é que normalmente são consumidos junto com caldas e coberturas que aumentam ainda mais a quantidades de gorduras, açúcares e calorias.
– Sundae e Milkshake: é preciso ter cuidado com esse tipo de preparação. Além do sorvete de massa, vai ainda mais leite, caldas, bijus e farofas doces que comprometem o valor nutricional, tornando assim uma bomba calórica.
Atenção ainda para os sorvetes por quilo! Não leve as crianças com fome, nem nos horários das principais refeições. Se for impossível evitar, deve servir como um lanche da tarde. Para reduzir a quantidade de calorias, a ideia é usar os potes de plástico/isopor menores. Balas, caldas e chocolates devem ser evitados, pois aumentam ainda mais o valor calórico.
Fazendo as escolhas certas, é possível incluir sorvete na alimentação das crianças sem prejudicar a qualidade da alimentação.
HUMMMM… COMPARTILHE!!!