Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Sem telas à mesa e com muita paciência

Data: 29 de outubro de 2012 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento 0

A TV é um aparelho doméstico praticamente onipresente nas refeições das famílias brasileiras. Mas há algo de novo no momento das refeições. É fácil ver crianças, em restaurantes, diante de videogames portáteis enquanto o prato de comida não chega à mesa. Outro costume que está se tornando comum também em restaurantes é o de pequenos diante de tablets ligados em desenhos. Enquanto eles assistem, os adultos, comem.

O hábito de fazer refeições diante de telas é desaconselhado, pois estimula a obesidade infantil. Quem come diante da TV não presta atenção na quantidade de alimentos que ingere e não mastiga direito. Alguns estudos mostram inclusive a relação entre anúncios veiculados nos intervalos de programas e maior consumo de alimentos calóricos.

Não deixe que os filhos realizem as refeições assistindo televisão, jogando vídeo game ou
no computador. No horário das refeições é importante a criança perceber o que está
comendo, o quanto está comendo e este deve ser um momento de prazer.

Além disso, quando a família está reunida à mesa ocorre uma excelente interação entre as pessoas. Acredite. A conversa flui com mais tranquilidade e muitas vezes o foco nem fica na comida, mas no cotidiano de cada membro da família. Na hora da refeição, é possível falar de escola, dos amigos, de música, filmes e até de programas de televisão. Os pais descobrem mais sobre os filhos.

Os pequenos aprendem como se comportar nas refeições, a esperar pela comida e a ajudar a colocar e tirar a mesa. Os pais também aprendem, principalmente a ter paciência com as limitações da criança pequenas, que ainda não tem coordenação motora para levar a comida à boca, mas deve ser estimulada a comer sozinha, e que comer em restaurante com filho pequeno é um programa para ser rápido e objetivo. Afinal, nenhuma criança aguenta ficar mais de uma hora sentada diante de um prato de comida.

Treinando assim em casa, a família nem precisa recorrer às telas de videogames, celulares e tablets em restaurantes, gadgets que são muitos legais, mas o uso prejudica a convivência familiar à mesa. E engorda.

Enviar Comentário