Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Regras na hora da refeição

Data: 4 de fevereiro de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento, Meu Pratinho Saudável 0

crianca

Regras na hora da refeição

Quem já viu uma criança na hora da refeição sabe: parece que a cadeira está cheia de formiga porque a garotada pula o tempo todo. Realmente, existe uma fase até cerca de 4 anos, que a criança está mais interessada em fazer outras coisas – ou melhor, em brincar e explorar o mundo – do que comer. Depois, elas entram na fase onde se concentrar é difícil. Querem fazer milhões de atividades ao mesmo tempo. Na hora de comer, as duas fases se traduzem em filhos inquietos.

Não há um jeito fácil de resolver essa questão. É preciso que desde pequena, a criança seja acostumada a sentar na cadeira ou cadeirão e entender que aquela é a hora de comer. Nada de levar brinquedos ou livros para a mesa. E muito menos, é claro, de levar a mesa para frente da televisão. Adultos precisam dar o exemplo. Não tem coerência você proibir os carrinhos e bonecas na mesa, e não tirar o olho do celular entre uma garfada e outra.

Uma boa forma de transformar a hora da refeição em um ritual é incentivar a participação da criança desde o começo. Não só ajudando a fazer a comida – elas se divertem muito! – mas também no momento de colocar a mesa, ajudando a distribuir os pratos e talheres.

As regras dos adultos também valem para as crianças: ninguém fala com boca cheia, mexe no prato dos outros, pega comida da tigela com a mão! E dependendo da idade, todo mundo come sozinho – em algumas fases a criança pode até comer usando as mãozinhas ou alternar colheradas de incentivo dos pais. Dizer “por favor” e “obrigada” e usar o guardanapo de forma correta também faz parte da boa educação na mesa. E nada de cotovelos em cima da mesa!

Invista nos primeiros minutos para a criança comer pois depois de um tempo, cerca de vinte minutos, ela começa realmente a ficar inquieta. Em geral, ela se acostuma com o tempo de refeição da família, mas quando começam as brincadeiras com a comida, termine a refeição. Mostre que comida não é brinquedo.

Que tal compartilhar estas dicas?

www.comerparacrescer.com

Tags: , , ,

Enviar Comentário