Refogar com óleo ou azeite?
Refogar com óleo ou azeite?
Quando vamos refogar os alimentos, podemos usar tanto o azeite quanto o óleo vegetal – de canola, de milho. Mas isso apenas no caso de refogar e não de fritar. Quando a gordura é aquecida a ponto de ferver, o que acontece quando fritamos um alimento, ela solta substâncias tóxicas que irritam o organismo da criança. Mas isso não ocorre quando apenas refogamos.
Pode refogar a papinha e outras comidas com um pouco de óleo e azeite sem medo. Crianças precisam de um pouco de gordura. Este nutriente participa da absorção das vitaminas A, D, E e K e, ainda tem papel fundamental no crescimento, desenvolvimento neurológico e hormonal, e produz energia. Você deve evitar apenas o excesso de gordura no dia-a-dia, principalmente frituras e alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans que não são boas. Mas sempre inclua gorduras saudáveis como os óleos vegetais e azeite.
Quando o assunto é fritura, a história muda. O óleo, quando aquecido a altas temperaturas, transforma-se em gordura saturada e promove a formação de gordura trans. Além disso, acima dos 180o C os óleos passam a decompor-se rapidamente permitindo o acúmulo de substâncias patogênicas que também vão se decompondo, com danos à saúde humana. Quem não consegue escapar da fritura pode pelo menos seguir algumas regras:
1) evite comer frituras fora de casa (o óleo usado nelas não tem controle de reúso e temperatura);
2) não frite com azeite de oliva, prefira óleo de amendoim ou de canola;
3) se for reutilizar o óleo, filtre-o e guarde em recipiente fechado, ao abrigo da luz. Adicione óleo novo para manter o nível;
4) nunca frite em temperatura acima de 180o C”
5) diminua o número de refeições com comidas fritas. Faça o mesmo alimento assado e deixe a alimentação da sua família mais saudável!
2 Comentários: "Refogar com óleo ou azeite?"
Publicado por: Ivan Garcia Data: 30 de março de 2015
Tenho uma dúvida, a respeito de usar azeite de oliva nas frituras. É pior do que óleo de canola?!
Eu li muita coisa ruim sobre canola!
Publicado por: Pratinho Saudável Data: 2 de abril de 2015
Olá Ivan, o azeite de oliva é um dos melhores óleos vegetais existentes. Pois, além de ser rico em vitaminas e antioxidantes, é fonte de ácidos graxos mono-insaturados (gorduras que fazem bem à saúde cardiovascular). Porém, não é recomendado utilizá-lo para frituras, pois, muitos nutrientes se perdem com o aquecimento. Por este motivo, é mais saudável consumir o azeite de oliva extravirgem nas saladas ou em finalização de pratos. Quanto ao óleo de canola, ele não faz mal à saúde, pelo contrário, é rico em ácidos graxos insaturados como o ômega 9 e o ômega 6. O que acontece é que a canola foi obtida a partir do melhoramento genético da semente de colza (também utilizada para biodisiel), mas com os processos adequados na fabricação, o produto torna-se um óleo puro e altamente nutritivo.
Portanto, deve-se evitar o consumo de frituras, mas se for fazê-lo, use o óleo de canola (ou de milho, ou soja, ou girassol, etc), mas não use o azeite de oliva (para não perder os nutrientes importantes para a saúde cardiovascular).