Recupere a rotina alimentar das crianças
Recupere a rotina alimentar das crianças
Após o longo feriado do carnaval e volta às aulas com força total, a criançada retorna a rotina de verdade, com horários fixos para acordar, dormir e realizar as tarefas do dia a dia. Vamos colocar a alimentação em dia também?
A refeição mais importante é o café da manhã. Além de interromper o jejum, é fundamental para que a criança comece bem o dia e se mantenha disposta e concentrada durante as atividades que estão por vir. Entre o café da manhã e o almoço, ofereça um lanchinho. Pode ser uma fruta ou 3 unidades de biscoito integral.
O almoço não pode faltar. De preferência, com a família reunida e com verduras, legumes, carboidrato (arroz, macarrão ou batata, por exemplo), proteína vegetal (feijão ou lentilha), proteína animal (carne, frango ou peixe) e uma porção de fruta de sobremesa. Se tiver dúvidas de como montar um prato saudável, veja a nossa metodologia.
Não deixe a tarde passar em branco e prepare um lanche mais caprichado. Ofereça uma fruta, um pão ou um bolo simples, além de um alimento rico em proteína, como peito de peru, queijo branco ou iogurte. À noite, ofereça um jantar com a mesma distribuição dos alimentos do almoço.
Não se esqueça de introduzir na alimentação, pelo menos, 5 porções de verduras, legumes ou frutas nessas refeições todos os dias. Prefira os alimentos mais próximos dos naturais, pois são os que contém mais vitaminas e sais minerais. Além disso, o ideal é que a criança acorde cedo, para que faça de 5 a 6 refeições diárias e regule seu ciclo de sono, fundamental para seu crescimento.
Alimentação saudável requer planejamento, sim, mas não é um bicho de sete cabeças! Uma vez construído o hábito, não se desconstrói mais, ainda mais se isso for feito na infância. Seu filho crescerá saudável. Invista!
Gostou? Então ajude a divulgar! COMPARTILHE!