O que seus filhos estão comendo?
Os pais e adultos da família são os responsáveis pela alimentação das crianças!
Por isso, devem comprar alimentos mais saudáveis, preparar refeições leves, estimular a participação em algum esporte e, se possível, estimular as crianças na prática de atividade física nos fins de semana. Se um irmão/irmã é magrinho (a), os pais devem comer e ter em casa alimentos mais saudáveis, que façam parte do novo cardápio.
USE a criatividade: Invente opções interessantes, que ‘brilhem’ os olhos das crianças, ao ver o prato! Que tal um hambúrguer de batata com um bolinho de carne moída? Um cachorro quente magro – com mini pão francês integral e salsicha de aves?
Assim como os adultos, as crianças comem com os olhos, por isso decore o prato de uma maneira alegre. Varie as preparações, como utilizar abobrinha ralada no arroz em vez de refogá-la, fazer um suflê de brocólis ou espinafre batido com arroz para ser assado em forma de bolinho.
CUIDADO com as “trocas”!
Nunca tente recompensar a criança, dizendo que se comer tudo que está no prato vai ganhar sobremesa. O correto é estimular durante a semana uma alimentação equilibrada e deixar as guloseimas para o final de semana.
Nas dietas para crianças e adolescentes, costumamos liberar guloseimas de uma a duas vezes por semana. A dieta não pode ter a conotação de proibição. Dentro de uma reeducação alimentar, todos alimentos devem ser incluídos, um com mais cautela que o outro, mas jamais proibido.