6 meses a 2 anos

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O poder das cores!

Data: 29 de abril de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: 6 meses a 2 anos, A partir dos 2 anos, Alimentação, Meu Pratinho Saudável 0

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Montar um prato colorido significa oferecer uma maior variedade de nutrientes, revelando o poder das cores.

Abusar das cores na hora de montar um prato é uma das dicas mais valiosas da nutrição. Isso porque os alimentos coloridos são atrativos para as crianças, além de possuírem diversos nutrientes importantes.

Veja na lista abaixo as propriedades de cada uma das cores e na próxima refeição monte um prato colorido para o seu pequeno!

  •  Roxo, preto e azul: contêm substâncias chamadas antocianinas, que tem função antioxidante e auxiliam a função cognitiva. Também contêm potássio e vitamina C. Uva, ameixa preta, cebola roxa e beterraba são bons exemplos.
  • Vermelho: tomate, goiaba vermelha e morango são ricos em licopeno, que fortalece os olhos e a pele, previne câncer e melhora a memória.
  • Laranja: possui betacaroteno que, dentre vários benefícios, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, alimentos desse grupo têm boas quantidades de vitamina A, importante para a saúde da visão. Abóbora, cenoura, laranja e mamão.
  • Verde: alimentos dessa coloração (abacate, acelga, kiwi, pimentão verde etc.) são ricos em magnésio, cálcio, fósforo e ferro, que auxiliam o crescimento, além de auxiliar o corpo a eliminar toxinas.
  • Branco: frutas e vegetais dessa cor possuem vitaminas do complexo B e flavonoides que irão atuar na produção de energia e proteção das células. Já o leite e derivados são fontes de cálcio e potássio que participam da formação de ossos e dentes.
  • Amarelo: alimentos com esse pigmento – como milho, abacaxi, banana, maracujá – possuem substâncias que favorecem o processo de cicatrização e melhoram a saúde do sistema digestório.

Não é preciso incluir todas as cores em uma única refeição, mas é importante que as crianças consumam esses alimentos ao longo do dia. Além de melhorar a saúde, vai estimular a alimentação, pois as crianças costumam usar muito o recurso visual como incentivo na hora de comer.

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