O ganho de peso na infância
O ganho de peso na infância
Em nossos primeiros vinte anos de vida, ganhamos peso e altura para nos desenvolver. Para ser mais exato, isso ocorre até os 18 anos para as mulheres e 21 anos para os homens. Mas a quantidade de quilos que devem ser acumulados a cada ano varia muito conforme a idade.
Em seu primeiro ano o bebê triplica o peso de nascimento, mas até o segundo aniversário vai ganhar apenas um terço disso. Vamos pegar o exemplo de um bebê que nasceu com 3 quilos. Quando soprar a velinha do seu primeiro bolo, provavelmente estará com cerca de nove quilos. Isto é, seis quilos a mais em doze meses. Mas em seu segundo aniversário, o esperado é que pese 12 quilos. O que soma apenas três quilos a mais no mesmo período. E dessa época até chegar à puberdade, vai ganhar cerca de dois quilos por ano.
Os pais devem ter essa conta na cabeça na hora de pensar na alimentação da criança. Enquanto são amamentados e quando as papinhas são introduzidas eles precisam triplicar o tal peso de nascimento e têm um apetite voraz. Quando completam um ano se desinteressam por comida e querem descobrir o mundo. Como ganham menos peso, os pais se desesperam. Saiba que apesar de toda a evolução psico-motora que os bebês apresentam depois de um ano, o ritmo de crescimento diminui – e o apetite também. Resta lidar com a ansiedade e continuar com uma boa alimentação.
www.comerparacrescer.com