Nutrição do pré-escolar
Saiba quais são os principais nutrientes que os pré-escolares precisam, a nutrição do pré-escolar!
Na fase que vai dos 2 aos 6 anos de idade, a velocidade de crescimento da criança está diminuindo. Isso quer dizer que a criança apresenta um crescimento de 6 a 8 cm de altura por ano e engorda de 2 a 3 quilos no mesmo período. Esse padrão se mantém até a adolescência.
Como nessa fase a criança interage mais com o ambiente, a alimentação acaba ficando em segundo plano. Afinal, brincar é muito mais divertido. Mas, para ter energia para brincar e para manter o corpo forte e saudável, uma boa alimentação é fundamental.
Veja abaixo os nutrientes mais importantes, que devem fazer parte do cardápio diário das crianças entre 2 e 6 anos de idade.
Proteínas: nutrientes fundamentais, que atuam principalmente na formação dos tecidos. São encontradas em carnes, ovos, leites e derivados e leguminosas (feijão, grão-de-bico etc.).
Vitamina A: é essencial para a saúde dos olhos, crescimento e desenvolvimento da criança e contribui para as defesas do organismo. É encontrada em diversos alimentos, dentre eles, vegetais folhosos verde-escuros e vegetais e frutas amarelados e alaranjados.
Vitamina C: é essencial para o crescimento. Também auxilia o sistema imunológico, a formação de ossos e dentes e é antioxidante. Frutas cítricas são as principais fontes, mas também é encontrada em tomates, pimentões e repolho cru.
Ferro: as crianças nessa idade estão no grupo de risco para desenvolverem anemia ferropriva. Se isso ocorrer, o crescimento e desenvolvimento infantil serão prejudicados. Carnes são boas fontes de ferro, mas também, folhas verde-escuras (exceto espinafre) e leguminosas.
Zinco: atua na produção de diversas enzimas e está relacionado com o sistema imunológico. Sua falta pode ocasionar atraso no crescimento. Carnes, fígado, cereais e leguminosas são boas fontes.
Uma alimentação saudável e equilibrada nessa fase é essencial para que seu filho cresça saudável e com muita energia!
Que tal COMPARTILHAR?