Meu filho não ganha peso, o que eu faço?
Meu filho não ganha peso, o que eu faço?
A hora da refeição do seu filho lembra mais sofrimento que prazer? O pequeno está abaixo do peso e a diferença em relação aos coleguinhas de mesma idade é evidente? Você já tentou de tudo, inclusive vitaminas e suplementos alimentares? Calma! Que tal rever o que a criança está comendo?
Abaixo estão algumas dicas práticas de como aumentar a caloria das preparações, sem perder a qualidade nutricional dos alimentos:
– Sempre que possível, adicione azeite nas preparações, pois é um alimento funcional, com alto teor de gordura monoinsaturada, que ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL).
– Não deixe faltar no prato das crianças uma porção de carboidrato, que pode ser na forma de arroz, macarrão, batata, mandioca, entre outros. Para não ficar em dúvida em relação à quantidade, ¼ do prato deve ser preenchido com alimentos fontes de carboidrato.
– Acrescente uma farinha nutritiva nas preparações. Veja uma receitinha fácil e simples de fazer em casa: misture 1 xícara de aveia em flocos, 1/2 xícara de gergelim e 1/2 xícara de quinoa. Bata tudo no liquidificador e pronto! Pode ser usada na salada de fruta, vitamina, no leite, etc. O ideal é que não tenha adição de açúcar na farinha, assim o ganho de peso acontece de maneira saudável.
– Aproveite os benefícios do abacate. Fruta rica em gorduras monoinsaturadas, que são benéficas para a saúde do coração. Pode ser acrescentada em saladas de frutas, salada de hortaliças, vitaminas e até na forma salgada (guacamole).
Não apresente todas as novidades alimentares de uma só vez. Varie a seleção de carboidratos, que dá a energia para as crianças nas atividades diárias. Varie os alimentos fontes de proteínas (carnes, feijão, leite e derivados), que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos. Varie os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, responsáveis pela manutenção e pelo bom funcionamento do organismo.
Não deixe que a perda de peso influencie o crescimento e desenvolvimento do seu filho. Se é para ganhar peso, que seja de maneira saudável!
Ajude a COMPARTILHAR estas informações para ajudar os papais e mamães que estão nesta situação!