MEU FILHO NÃO COME, O QUE EU FAÇO?
Uma das perguntas mais frequentes entre as mamães é: meu filho não come, o que eu faço?
Veja algumas dicas que preparamos para deixar as mães mais tranquilas
Recebemos muitos comentários e pedidos de “socorro” por meio do Facebook e do Blog do Meu Pratinho Saudável. A maioria deles sobre crianças que não se alimentam corretamente.
Primeiramente, é preciso muita paciência. Em segundo lugar, é preciso respeitar a vontade dos filhos. Muitas vezes eles recusam a comida por não precisarem dela naquele momento, é instinto. As crianças agem muito por influência dele, ao contrário dos adultos que muitas vezes comem sem necessidade.
Portanto, quem está oferecendo a comida deve ficar atento a isso e não tentar forçar a criança a comer, ou fazer chantagens, coação, castigos e brigas. Isso irá criar um trauma com relação à alimentação, o que só agravará o problema.
Além disso, separamos 10 dicas importantes para ajudar:
- Coloque pouca comida no prato, se a criança pedir (porque gostou do prato ou está com fome), então dê mais um pouco.
- Se a criança não “limpou o prato” não a force a fazer isso. Talvez signifique simplesmente que ela já está satisfeita.
- Não prive a criança de experimentar alimentos porque os pais não gostam. Dê a elas a chance de decidirem o que preferem ou não (desde que sejam alimentos saudáveis e indicados para a faixa etária).
- Respeite os horários das refeições. Se no lanche da manhã a criança não quis a fruta, não compense com bolachas, iogurtes ou outras coisas. Espere até a próxima refeição para oferecer outros alimentos.
- Deixe que as crianças ajudem na preparação das refeições.
- Leve os pequenos para um passeio na feira para que conheçam as frutas, legumes e verduras e decidam quais querem comprar.
- Tente variar o cardápio. Se um dia teve cenoura, no outro dê abobora, por exemplo.
- Faça pratos decorados e deixe que a criança decore seu próprio prato. E não vale tentar esconder os alimentos no meio de tudo isso. A criança precisa saber o que é brócolis, por exemplo.
- Se possível, faça as refeições junto com seu filho e deixe que ele coma sozinho.
- Lembre-se: os filhos são um reflexo dos pais. Se você fala em alto e bom som que detesta couve-flor, como esperar que seu filho aprecie esse alimento?
Participe contando sua experiência em estimular a alimentação dos pequenos.
Quais são suas dicas e estratégias? COMPARTILHE!!
4 Comentários: "MEU FILHO NÃO COME, O QUE EU FAÇO?"
Publicado por: karlla Data: 13 de julho de 2014
Oi, gostei muito do site. Minha babe tem 2 anis e dois meses, e come super bem na maioria das vezes, a dois dias ela nao comeu nada durante todo o dia, só tomou a dedeira, fui ver ela estava com 4 dentinhos nascendo de uma só vez, então fiz uma sopinha e ela comeu tudinho, depois q os dentinhos apontaram a alumentação voltou ao normal. Ela come de tudo, conhece e pede pelo nome as frutas e verduras que mais gosta. Sempre ofereci de tudo para munha pequena, com muita paciencia, sem brigas ou gritos e sem fazer festa tambem, tento mostrar a ela q comer é algo natural. Tem dado certo, ela é muito saudavel, come de tudo e prefere legumes e verduras. A minha dica é muito amor para alimentar as crianças, preparar pratos coloridos e caprichados fazem toda a diferença.
Publicado por: Pratinho Saudável Data: 17 de julho de 2014
Olá Karlla! Que exemplo bacana! Obrigada por dividir sua experiência conosco!
Publicado por: maria de fatima Data: 24 de setembro de 2015
gostei da suas dicas tenho uma filha de 3 anos que pra comer tem que ser uma luta ela e muito encutida com leite se deixar ela não come comida só leite
to na luta tentando mostrar outros alimentos para ela mas ta dificil
Publicado por: mariana Data: 30 de outubro de 2015
Olá Maria Fátima, não desista, essa preferência por leite é fase. Com o exemplo dado pelos pais e a insistência na oferta de outros alimentos, ela vai aos poucos diversificando a sua alimentação. Acompanhe nossas receitas. Obrigada pela mensagem.