Alimentação

  • Acesse nossa fan page

MEU FILHO NÃO COME, O QUE EU FAÇO?

Data: 25 de abril de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Alimentação, Comportamento, Meu Pratinho Saudável, Situações especiais 4

meupratinho_comerbem

Uma das perguntas mais frequentes entre as mamães é: meu filho não come, o que eu faço?

Veja algumas dicas que preparamos para deixar as mães mais tranquilas

Recebemos muitos comentários e pedidos de “socorro” por meio do Facebook e do Blog do Meu Pratinho Saudável. A maioria deles sobre crianças que não se alimentam corretamente.

Primeiramente, é preciso muita paciência. Em segundo lugar, é preciso respeitar a vontade dos filhos. Muitas vezes eles recusam a comida por não precisarem dela naquele momento, é instinto. As crianças agem muito por influência dele, ao contrário dos adultos que muitas vezes comem sem necessidade.

Portanto, quem está oferecendo a comida deve ficar atento a isso e não tentar forçar a criança a comer, ou fazer chantagens, coação, castigos e brigas. Isso irá criar um trauma com relação à alimentação, o que só agravará o problema.

Além disso, separamos 10 dicas importantes para ajudar:

  1. Coloque pouca comida no prato, se a criança pedir (porque gostou do prato ou está com fome), então dê mais um pouco.
  2. Se a criança não “limpou o prato” não a force a fazer isso. Talvez signifique simplesmente que ela já está satisfeita.
  3. Não prive a criança de experimentar alimentos porque os pais não gostam. Dê a elas a chance de decidirem o que preferem ou não (desde que sejam alimentos saudáveis e indicados para a faixa etária).
  4. Respeite os horários das refeições. Se no lanche da manhã a criança não quis a fruta, não compense com bolachas, iogurtes ou outras coisas. Espere até a próxima refeição para oferecer outros alimentos.
  5. Deixe que as crianças ajudem na preparação das refeições.
  6. Leve os pequenos para um passeio na feira para que conheçam as frutas, legumes e verduras e decidam quais querem comprar.
  7. Tente variar o cardápio. Se um dia teve cenoura, no outro dê abobora, por exemplo.
  8. Faça pratos decorados e deixe que a criança decore seu próprio prato. E não vale tentar esconder os alimentos no meio de tudo isso. A criança precisa saber o que é brócolis, por exemplo.
  9. Se possível, faça as refeições junto com seu filho e deixe que ele coma sozinho.
  10. Lembre-se: os filhos são um reflexo dos pais. Se você fala em alto e bom som que detesta couve-flor, como esperar que seu filho aprecie esse alimento?

Participe contando sua experiência em estimular a alimentação dos pequenos.

Quais são suas dicas e estratégias? COMPARTILHE!!

Tags: , , ,

4 Comentários: "MEU FILHO NÃO COME, O QUE EU FAÇO?"

  1. Publicado por: karlla Data: 13 de julho de 2014

    Responder

    Oi, gostei muito do site. Minha babe tem 2 anis e dois meses, e come super bem na maioria das vezes, a dois dias ela nao comeu nada durante todo o dia, só tomou a dedeira, fui ver ela estava com 4 dentinhos nascendo de uma só vez, então fiz uma sopinha e ela comeu tudinho, depois q os dentinhos apontaram a alumentação voltou ao normal. Ela come de tudo, conhece e pede pelo nome as frutas e verduras que mais gosta. Sempre ofereci de tudo para munha pequena, com muita paciencia, sem brigas ou gritos e sem fazer festa tambem, tento mostrar a ela q comer é algo natural. Tem dado certo, ela é muito saudavel, come de tudo e prefere legumes e verduras. A minha dica é muito amor para alimentar as crianças, preparar pratos coloridos e caprichados fazem toda a diferença.

    1. Publicado por: Pratinho Saudável Data: 17 de julho de 2014

      Responder

      Olá Karlla! Que exemplo bacana! Obrigada por dividir sua experiência conosco! :)

  2. Publicado por: maria de fatima Data: 24 de setembro de 2015

    Responder

    gostei da suas dicas tenho uma filha de 3 anos que pra comer tem que ser uma luta ela e muito encutida com leite se deixar ela não come comida só leite

    to na luta tentando mostrar outros alimentos para ela mas ta dificil

    1. Publicado por: mariana Data: 30 de outubro de 2015

      Responder

      Olá Maria Fátima, não desista, essa preferência por leite é fase. Com o exemplo dado pelos pais e a insistência na oferta de outros alimentos, ela vai aos poucos diversificando a sua alimentação. Acompanhe nossas receitas. Obrigada pela mensagem.

Enviar Comentário