Comportamento

  • Acesse nossa fan page

Mais saúde no verão!

Data: 18 de dezembro de 2014 Autor: Pratinho Saudável Categorias: Comportamento, Meu Pratinho Saudável, Situações especiais 0

ferias_pratinho

Mais saúde no verão!

 

Dezembro anuncia a chegada das férias escolares, muitos passeios, viagens e diversão para as crianças. Por outro lado, os pais começam a se preocupar com o lado prático das férias: a alimentação.

Muita calma nessa hora! Preparamos algumas dicas simples para você ficar tranquilo e evitar problemas comuns como intoxicação alimentar, desidratação ou até evitar que seu pequeno ganhe uns quilinhos extras. Boa sorte!

 

Guia de sobrevivência para os pais nas férias escolares

1.    Horários

Tudo é uma questão de hábito, certo? Então estabeleça horários para as refeições, mesmo que você esteja viajando. A criança precisa ter essa rotina.

2.    Capriche no café da manhã

A criança que está de férias costuma gastar mais energia, principalmente na praia ou em lugares com piscina. Então garanta o consumo de uma porção de proteína com presunto magro, peito de peru ou um ovo, leite, fruta e pão.

3.    Cuidado com as guloseimas

A tentação é grande: sorvete, pastel, cachorro quente e por aí vai. Na praia ou na piscina a criançada adora petiscar. É fundamental saber a procedência desses alimentos, uma vez que o risco de contaminação é grande. Tente escolher alimentos mais nutritivos como o milho cozido ou um sorvete de fruta que hidrata e tem menos calorias.

4.    Almoço e Jantar

Sirva uma refeição leve com verduras, legumes e uma carne mais leve que pode ser peixe ou frango. Faça uma salada de frutas ou ofereça uma fruta refrescante na sobremesa. Atenção: não deixe a criança sem almoçar. Na hora do jantar, para não cair na monotonia, prepare um hambúrguer caseiro com salada e um queijo magro, que pode ser muzarela light. A batata pode ser assada em vez de frita, por exemplo. Use sua criatividade.

5.    Lanchinhos

Prepare em casa lanches saudáveis e coloque em um isopor. É mais barato e seguro levar de casa do que comprar sem saber a procedência. Maçã, banana, castanhas, nozes, cookies integrais, lanches preparados em casa, enfim, produtos leves, que não estraguem com facilidade. Não deixe a criança ficar sem comer durante muito tempo. Lembre-se da regra: alimentação de 3 em 3 horas.

6.    Hidratação

Nem precisa lembrar que as crianças se desidratam mais fácil que os adultos. Por isso, fique de olho. Ofereça água, sucos, água de coco, chá gelado, a cada meia hora pelo menos. Evite oferecer refrigerantes ou sucos industrializados.

7.    Atividade física

Se você não viajar, faça de tudo para que seu filho pratique esportes e atividades ao ar livre, procure ir em parques, fazer caminhadas, andar de bicicleta e cuidado com as beliscadas durante o dia. Caso contrário, você pode contribuir para a criança ganhar peso nas férias.

 

8.    Invente, tente, faça uma alimentação diferente

Aproveite as férias para pedir ajuda à criança na hora de cozinhar. Compre formas divertidas para fazer biscoitos integrais em casa, deixe a criança participar das preparações, colocar a mesa, comprar os produtos na feira ou no supermercado, etc.

Ajude outras famílias também! COMPARTILHE essas dicas com as pessoas que você conhece!

Tags: , , ,

Enviar Comentário