Incremente as refeições do dia a dia
Nós sabemos: vida de mãe não é fácil! Mas, estamos aqui para te ajudar a incrementar a alimentação do seu filho.
As crianças com mais de 6 meses de vida entram em uma etapa importante, relacionada à nutrição, chamada de fase de alimentação complementar. Neste período, a criança deve entrar em contato com alimentos o mais naturalmente possível, livre de corantes, conservantes e aromatizantes.
A oferta de alimentos deve ser gradual, isto é, um alimento de cada vez, para que elas irem se acostumando aos poucos com a variedade do cardápio dos adultos. Até os seis meses, o aleitamento materno deve ser exclusivo, porém depois disso os outros alimentos são essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos.
Abaixo, listamos duas ideias para fazer no almoço ou jantar como opção de papa saudável:
Papa de fígado e inhame
Ingredientes:
1 inhame
1 pedaço pequeno de fígado picado (35g)
1 colher de chá de cebola picada
½ folha de escarola, picada em tirinhas
1 colher de chá de óleo de girassol
Modo de preparo:
Lave bem o inhame em água corrente. Descasque-o e corte em pedaços pequenos, reserve. Numa panela, coloque o fígado, a cebola e o inhame. Cubra com água. Tampe e cozinhe até que os ingredientes fiquem macios e com um pouco de caldo. Se necessário, acrescentar mais água. Junte a escarola e cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente o óleo. Amasse com um garfo e ofereça à criança.
Dica: o inhame pode ser substituído por batata, cará, batata-doce, mandioquinha ou mandioca.
Papa de batata, frango e ervilha
Ingredientes:
½ colher de sopa de gérmen de trigo cozido
½ batata média
100ml de água
20g de ervilhas frescas
3 colheres de sopa de frango desfiado
1 pires de chá de agrião picado
1 colher de chá de óleo vegetal
Modo de preparo:
Cozinhe o gérmen de trigo em 30ml de água por aproximadamente 2 minutos e reserve. Ferva a água numa panela pequena. Junte a batata e tampe. Cozinhe por cerca de 10 minutos, até amolecer. Junte as ervilhas, volte a ferver e cozinhe por mais 2 minutos. Acrescente mais água, se necessário, para não secar. Amasse com um garfo a batata e a ervilha com a água do cozimento, acrescente o gérmen de trigo cozido. Acrescente o óleo. Espere esfriar e sirva à criança.
Fonte: Instituto Girassol
Dica: Finalize com uma fruta rica em vitamina C (laranja, morango, goiaba, etc.) para aumentar a absorção de ferro presente nos alimentos de origem vegetal.
Se seu filho raspou o pratinho, conte para gente e compartilhe com as amigas. Adoramos receber fotos das preparações e saber sobre o que as crianças acham, afinal de contas, o Meu Pratinho é para elas.