Fruta não precisa de açúcar
Fruta não precisa de açúcar
Na hora de oferecer frutas para uma criança, muitos adultos acabam pensando em formas de incentivar o consumo. E criam misturas para o sabor ficar mais doce, usando desde açúcar puro até chocolate derretido ou leite condensado. O problema é que crianças precisam conhecer o verdadeiro sabor da fruta. E gostar dele!
A ideia de que o sabor mais doce vai seduzir a criança não dá certo. Ela vai aprender a gostar do chocolate e do leite condensado, não da fruta. E seu paladar ainda ficará acostumado ao excesso de açúcar, dificultando uma alimentação saudável no futuro. Prefira oferecer essas sobremesas mais elaboradas em dias especiais – e apenas depois da criança completar um ano.
No dia-a-dia, sirva a fruta in natura, bem fresquinha. Tem crianças que comem mais facilmente quando a fruta já está toda cortada e pronta para comer, enquanto outras adoram tirar a casca da banana, raspar o mamão… Os pais precisam descobrir qual o tipo do filho, sem forçar, pelo menos no início, a criança a comer de uma forma que não goste. Comece com as frutas que são mais doces e mais bem aceitas, como a banana e a uva, por exemplo. Quando seu filho estiver mais acostumado, ofereça sabores novos. Vale até misturar um sabor novo com uma fruta que ele já goste. Em tempos de calor, por exemplo, nada melhor do que servir uma salada de frutas bem geladinha. E aproveite para escolher as frutas da estação, assim fica mais fácil conseguir sabores bons e frutas maduras.