Dicas para as crianças comerem bem
Dicas para as crianças comerem bem
Hora do almoço e começa a luta. Pais e mães tentam fazer com que as crianças comam uma refeição equilibrada, com verduras, legumes, grãos, proteínas etc.
Há os que recorrem a chantagens, brincadeiras e promessas. O problema é que essas estratégias não costumam funcionar sempre. O melhor é criar um hábito alimentar saudável desde cedo.
O desespero para fazer a criança comer direito, por exemplo, acaba se tornando uma barreira para a alimentação saudável. A ansiedade e as broncas tornam a hora da refeição mais estressante e a comida deixa de ser associada ao prazer. O ideal é se acalmar e permitir que aquele momento se torne mais gostoso.
Para incentivar o consumo de verduras e legumes tente descobrir novas formas de apresenta-los às crianças. Criar pratos coloridos, preparar os alimentos de forma diferente, com molhos ou desenhos pode tornar os vegetais mais atraentes. Envolver a criança na preparação é outra maneira de familiarizar a família com produtos que nem sempre são bem aceitos.
Também é importante dar exemplos e transmitir bons costumes à mesa. Dessa forma a alimentação saudável passa a ser um hábito de toda a família.
Veja algumas dicas para ajudar as crianças a comerem melhor:
- Escolha recheios saudáveis de tortas, panquecas, quiches, etc. Opções como vegetais cozidos, frango e peixe são excelentes escolhas.
- Inclua nas refeições comidinhas que a criança pode pegar com as mãos: cenoura baby, tomate-cereja, espiga de milho, hortaliças cortadas em palito (erva-doce, pepino).
- Coloque os alimentos que compõem a refeição separadamente no prato ou em porções individuais. Eles devem ter cores e texturas diferentes.
- Deixe a salada mais atraente. Escolha vegetais coloridos para compor o prato.
- Nenhum alimento é insubstituível. Seu filho não come abóbora? Ofereça cenoura, mamão ou outros vegetais amarelos e alaranjados que as fontes de vitamina A estão garantidas.
- “Raspar o prato” não é sinal de que está comendo direito. É importante também prestar atenção na quantidade dos alimentos oferecidos.
- Hora de comer exige um local agradável. Broncas e conversas mais sérias devem ser realizadas em outro horário.
- Sempre que possível, faça as refeições juntos com o seu filho.
- Introduza alimentos ricos em fibras. Faça pratos com grãos e farinhas integrais.
- Leve seus filhos às compras. Ao envolver as crianças no processo elas vão querer experimentar o que foi feito.
- No lugar dos doces, ofereça sobremesas a base de frutas.
- Ofereça 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches intermediários. Dependendo do horário que a criança for dormir, dê um lanchinho antes de ir para a cama.
Bem, a tarefa não é fácil. Mas vale a pena insistir nessas dicas!
Quem se alimenta direito, cresce forte e saudável. COMPARTILHE essas informações com quem você conhece!