Diabetes na infância
Confira as principais recomendações nutricionais para o diabetes na infância.
O diabetes mellitus é uma doença que ocorre quando os níveis de glicose estão muito altos no sangue devido à ausência ou diminuição na produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio que o corpo necessita para utilizar essa glicose.
Os tipos de diabetes variam de acordo com determinados fatores. Normalmente, crianças apresentam o tipo I, cuja principal característica é a ausência total ou quase total de produção de insulina. Os sintomas aparecem rapidamente e incluem sede excessiva, urinar muito, apresenta visão turva e rápido emagrecimento.
Quando os sintomas aparecem, os pais devem procurar um médico o mais rápido possível para dar início ao tratamento e este deve ser seguido rigorosamente.
Confira algumas dicas de alimentação que podem ser aplicadas nestes casos:
- Respeite os horários das refeições
- Inclua alimentos ricos em fibras na dieta habitual: frutas com casca e/ou bagaço, legumes e verduras crus ou cozidos
- Não exagere no consumo de frutas
- Leia sempre o rótulo dos alimentos para saber se contêm ou não açúcares refinados na composição
- Evite frituras e alimentos gordurosos
- Prefira carboidratos complexos: arroz integral, pães integrais, aveia, linhaça etc.
- Evite refrigerante e sucos que contenham açúcar
Além disso, é importante estimular a prática de exercícios físicos.
A família tem um papel fundamental para que a criança aceite o tratamento. Todos devem seguir uma alimentação saudável e bons hábitos, como praticar atividade física.
Que tal COMPARTILHAR para outras mamães e papais?
2 Comentários: "Diabetes na infância"
Publicado por: Ana Paula Data: 27 de março de 2014
meu filho Rick tem 3 anos e 5 meses está com triglicerídeos alto valor 179.Estou com muita dificuldade para fazer o regime com ele.Estou pedindo orientações como lidar com esse problema.
Publicado por: Pratinho Saudável Data: 1 de abril de 2014
Olá Ana Paula, nesse caso é necessário calma e paciência para lidar com a criança. Primeiramente, tente conversar com ele, explicando a situação de uma maneira que ele compreenda. O segredo é não desistir e não deixar que ele consuma os alimentos inapropriados.
Com relação a alimentação: não oferecer frituras, doces, balas, refrigerantes, etc., escolher cortes de carnes magros, retirar a pele do frango, preferir pães e massas nas versões integrais e com moderação, ofertar vegetais e frutas, etc.