Deficiência de vitamina A deve ser evitada
A vitamina A tem um papel importante no crescimento normal e no desenvolvimento do organismo. É necessária para a formação de todo o tecido corporal e saúde ocular. É indispensável para a proteção do corpo, por meio da função antioxidante, associada a outros nutrientes, como a vitamina C e a E. É necessária para a imunidade, pois ajuda no combate às infecções.
A carência de vitamina A é um problema de saúde comum em recém-nascidos, que têm menores reservas corporais deste nutriente, devido à má alimentação da mãe, que produz um leite com baixa concentração deste nutriente. E também em crianças que tem uma alimentação restrita em termos de quantidade e qualidade de alimentos fontes de vitamina A.
A carência de vitamina A nas crianças pode refletir em diversos aspectos, tais como:
- Retardo do crescimento
- Cegueira noturna. Um alerta importante é quando a visão não se adapta aos ambientes noturnos. Isto é um sinal precoce da falta desta vitamina nas crianças.
- Caracterizada pela secura e outras alterações nos olhos.
A principal causa da deficiência da vitamina A é a inadequada ingestão de alimentos fontes e de seus precursores, como os carotenoides.
Para evitar o quadro de deficiência da vitamina A, recomenda-se o consumo de alimentos ricos neste nutriente. As melhores fontes alimentares são de origem animal, como: gema de ovo, carnes, fígado, óleo de fígado, leite e derivados.
Outra forma de vitamina A é o betacaroteno, que é um tipo de carotenoide. As melhores fontes de betacaroteno são: vegetais, hortaliças e frutas de coloração que variam nos tons de amarelo, laranja e vermelho, como: batata-doce, mandioquinha, cenoura, milho, tomate, beterraba, abóbora, manga, mamão, morango, pêssego, caju, etc.