Cuidado com a contaminação alimentar
Cuidado com a contaminação alimentar
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de infecções causadas pelo consumo de comida estragada chega a 582 milhões de casos por ano. Do total de pessoas infectadas, 351 mil morreram devido ao consumo de algum alimento contaminado.
As crianças com menos de cinco anos são as mais afetadas, elas representam mais de 40% das pessoas que contraíram alguma doença ou infecção. A OMS afirma que “alimentos inseguros podem causar mais de 200 doenças, desde a diarreia ao câncer.
A organização cita como exemplos o ovo e a carne mal cozida, frutas e vegetais contaminados não higienizados corretamente e mariscos que contenham biotoxinas. Dos 22 vírus e bactérias encontrados nos alimentos, a Salmonella, o E.coli e o norovírus são os mais letais.
Você conhece estes micro-organismos? Veja onde eles podem estar escondidos e saiba como eliminá-los da alimentação da família toda.
- Salmonela: presente no ovo. No momento da compra de ovos, você deve escolher os que possuem casca limpa e sem rachaduras. Além disso, o ovo deve estar refrigerado no ponto de venda. Em casa, deve ser acondicionado em geladeira, na parte mais fria (prateleiras) e não na porta. As preparações com ovos são seguras se alcançarem 72°C, temperatura na qual o micro-organismo não sobrevive. Veja os tempos de cocção recomendados para o preparo de ovos:
- ovos pochê: 5 minutos em água fervente
- ovos fritos: 3 minutos de cada lado ou 4 minutos em panela tampada
- ovos cozidos: 7 minutos em água fervente
- ovos mexidos: devem ser cozidos até ficarem firmes
- E. coli: principalmente carne e leite crus ou mal cozidos, e também pelo consumo de vegetais crus.
– Lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar os alimentos, após o uso do banheiro, após manipular alimentos crus e após contato com animais;
– Pessoas que apresentarem sintomas como diarreia ou vômito não devem manipular alimentos;
– As frutas e vegetais devem ser lavados adequadamente, especialmente aqueles que forem consumidos crus.
Os procedimentos de higienização dos alimentos hortifrutigranjeiros devem seguir os seguintes critérios:
a) Seleção dos alimentos, retirando partes ou produtos deteriorados e sem condições adequadas;
b) Lavagem criteriosa dos alimentos um a um, com água potável;
c) Desinfecção por imersão em solução clorada com 100 a 250ppm de cloro livre, por 15 minutos, ou demais produtos adequados, registrados no Ministério da Saúde, liberados para esse fim e de acordo com as indicações do fabricante;
d) Enxágue com água potável.
- Norovírus: maior causa de gastroenterite humana aguda não bacteriana de transmissão alimentar, ou transmissão pessoa a pessoa via fecal-oral, acometendo adultos e crianças em todo o mundo. Pode ocorrer por via aérea e também via reservatório de água, quando águas subterrâneas são contaminadas. Estão envolvidos em grandes surtos de diarreia aguda em enfermarias, hospitais, escolas, universidades, acampamentos, cruzeiros, hotéis e restaurantes.
Compartilhe essas dicas com seus amigos, todos irão gostar!