Crianças com baixo peso
O baixo peso pode ser muito prejudicial para saúde dos pequenos. Confira algumas dicas de como lidar com crianças com baixo peso!
Nos dias de hoje, com o aumento expressivo da obesidade infantil, não é muito comum falar sobre baixo peso, mas infelizmente esse ainda é um problema persistente no país.
Crianças abaixo do peso ideal podem apresentar atraso no crescimento, dificuldades de aprendizagem, além de doenças causadas pela falta de nutrientes, como a anemia ferropriva.
O acompanhamento médico e nutricional é fundamental nessas situações. Confira algumas dicas que podem ajudar seu pequeno a ganhar peso de forma saudável:
- Ofereça frutas, legumes e verduras, diariamente, a fim de garantir o aporte de vitaminas e minerais de que o corpo precisa
- A criança precisa comer a cada 2 ou 3 horas
- Prefira alimentos com uma densidade calórica maior, porém saudáveis, como abacate, oleaginosas (castanhas, nozes etc.)
- Suplementos alimentares específicos podem ajudar. Converse com o pediatra e uma nutricionista para saber a melhor opção
- Siga a dica do Meu Pratinho Saudável: ½ do prato de salada, ¼ de carboidratos (macarrão, arroz, batata etc.) e ¼ de proteínas vegetal (feijão, lentilha, grão-de-bico) e animal (carnes e ovos)
- Evite oferecer frituras, doces, salgadinhos etc. Eles não são opções saudáveis. Podem ajudar no ganho de peso, mas também aumentam a glicemia, o colesterol e o triglicérides
Tenha calma no momento das refeições e não force a criança a nada. Respeite os limites dela.
E lembre-se que é preciso adotar hábitos saudáveis, mesmo quando o objetivo é ganhar peso.