Criança precisa tomar café da manhã
Criança precisa tomar café da manhã
A formação do hábito alimentar começa na infância. Estudos mostram que crianças que costumam pular o café da manhã têm mais risco de se tornarem obesas. A partir dos 6 meses, a alimentação deve ser complementada com alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, leguminosas, cereais e carnes magras. Isso vai ajudar a criança a formar bons hábitos alimentares no futuro.
Crianças que já vão para a escola devem se alimentar. Por isso, se for preciso, devem acordar mais cedo e tomar o café da manhã. Poucos minutos são suficientes para consumir a quantidade de carboidrato, proteína, cálcio, fibras e vitaminas e sais minerais, que vão melhorar o desempenho ao longo do dia.
Os grupos alimentares que devem estar presentes na mesa do café da manhã são: proteínas (leite, queijo ou iogurte), carboidratos (pão, bolo simples ou biscoitos sem recheio), vitaminas e minerais (frutas e legumes como a cenoura baby ou presente no recheio de torta), gordura em pequena quantidade (creme vegetal) e fibras (pão integral, aveia, granola sem açúcar).
Veja algumas sugestões para uma semana de café da manhã:
Domingo: Leite com chocolate em pó sem açúcar, pão de forma com creme vegetal e melão
Segunda-feira: café com leite, pão francês integral com muçarela, peito de peru e caqui
Terça-feira: vitamina de leite, aveia e maçã e biscoitos de água e sal com queijo cremoso
Quarta-feira: iogurte natural, pão de centeio com requeijão e goiaba
Quinta-feira: leite com cereal sem açúcar e mamão picado e bolo simples
Sexta-feira: iogurte com morango e tapioca com queijo branco
Sábado: suco de soja, pão com queijo processado tipo polengui e banana