Como cozinhar com as Crianças
Uma boa forma de incentivar as crianças a comerem melhor é levá-las para a cozinha!
Animadas com a participação nas refeições, elas não só vão conhecendo melhor o que comem, como também ficam ansiosas para experimentar o
resultado final. Para tudo dar certo, basta observar alguns detalhes:
Organize tudo antes da criança entrar na cozinha. Separe mais tempo para o preparo, deixe pratos e panos de prato extras.
Escolha um momento em que você estiver com paciência e não precisa se apressar.
Além da criança ter o tempo dela para realizar qualquer ação, acidentes também podem acontecer. É muito normal quebrar o ovo fora da tigela da primeira vez ou derrubar farinha no chão. A melhor forma de lidar é explicar para a criança como se faz e levar tudo com bom humor.
Para a experiência ser completa, você pode começar a brincadeira levando a criança para as compras. Ensine como escolher frutas, carnes, legumes, etc…
Hora de deixar tudo mais divertido: improvise aventais e lenços para você e a criança!
Você também pode aproveitar a atividade culinária para ensinar outras coisas para seu filho. As quantidades são ótimas para dar uma noção de matemática. As origens dos alimentos também ensinam bastante sobre história.
Organize o espaço da cozinha que será usado: mesa, bancada, fogão, etc. Leve em conta que a criança vai querer ver tudo e separe uma cadeira só para ela. Cuidado extra se for usar o fogão.
Prefira uma receita que você já tenha feito várias vezes, assim não há chance de errar. Também verifique antes se tem todos os ingredientes para não ter uma surpresa desagradável no meio do preparo.
Se der e se a criança tiver idade para isso, improvise a receita com algumas sugestões dela, como colocar um tempero diferente na torta ou uma fruta no bolo.
Até uns dois anos e meio a criança participa pouco, apenas olhando do seu cadeirão e amassando massinhas e alimentos mais moles. Depois ela poderá ajudar a mexer a mistura, colocar algum ingrediente.
Jamais deixe a criança sozinha na cozinha, independentemente da idade. Acidentes acontecem muito rápido e com objetos que a gente nem imagina!
Ajuste as expectativas de todos. Receitas podem dar certo ou não. Um bolo pode ficar solado, a carne um tiquinho mais salgada. Explique para a criança que isso faz parte da vida de quem cozinha. O importante é ela se divertir com o preparo e aprender maissobre o que come.