Como fazer uma festinha de aniversário saudável e criativa
Não importa a idade da criança!
As festinhas de aniversário quase sempre trazem aos participantes, além de brincadeiras, petiscos açucarados e itens gordurosos demais. No entanto, é possível deixar a diversão e a comilança mais saudáveis, com pouco investimento e criatividade. A preparação pode começar pela decoração. Uma opção baratinha é fazer você mesmo os itens com os personagens do tema escolhido.
Um bom exemplo? Origami! Claro que o ideal é ter bastante papel dobradura. É legal usar a criatividade e aproveitar restos ou rascunhos de papel sulfite, revistas, encartes e deixar tudo colorido. Diversos sites ensinam a arte japonesa de dobrar papel e isso ainda pode virar uma grande oficina entre as crianças, no momento da festa.
Além disso, a decoração pode estimular (e muito) a alimentação saudável e é uma boa opção para levar verduras, legumes e frutas para a mesa dos pequenos. Esses itens podem decorar a mesa e chamar a atenção das crianças para os petiscos mais saudáveis, divertidos e igualmente saborosos. Sem a necessidade de frituras ou guloseimas abarrotadas de açúcar refinado. Alguns petiscos são fáceis e até mais baratos que a média gasta em coxinhas e outras frituras.
Na área dos salgados, ótimas opções envolvem sanduichinhos de pão de forma com patê de atum, bauruzinhos (assados e não fritos) que podem agradar adultos e crianças com queijo, peito de peru e uma fatia de tomate.
Os crepes também podem fazer bastante sucesso na festa. Além de permitir a exploração de diversos recheios, a massa do crepe é feita com ovos, farinha de trigo e leite e há a possibilidade de fazê-la antes de começar a bagunça. Na hora da festa é só montar de acordo com o recheio preferido, esquentar e servir.
A tapioca é outro item que oferece muitos recheios, é saudável e, como recomendamos aqui no blog, pode ser um bom alimento para servir em festas. A tapioca também pode ser doce, fazendo com que muitas guloseimas açucaradas sejam substituídas.
Sucos, frutas e muita alegria
A gelatina pode ser uma ótima pedida, não somente pelo baixo custo de produção, mas por permitir formatos bacanas e divertidos. Paçoquinhas, balas de goma e outros docinhos mais leves garantem a animação da criançada, pode acreditar. Outra ideia é fazer espetinhos de frutas, que podem ainda ajudar na decoração.
Que tal servir sucos naturais na sua festa? Basta usar e abusar de produtos coloridos e saudáveis como cenoura, beterraba, laranja, manga, abacaxi, hortelã, gengibre e outras opções. A criançada pode se esbaldar ao se deparar com uma decoração chamativa até mesmo com o suco servido dentro da própria fruta, no caso do abacaxi ou da melancia.
O bolo, ponto alto da festa, pode ser feito com farinha de aveia ou integral e ter alternativas como recheios de iogurte natural e frutas da estação. Para enfeitá-lo, aproveite as criações feitas em origami ou mesmo desenhos das crianças. A diversão não terá limites!
Receitinha prática, saborosa e muito nutritiva!
Patê de Atum
Ingredientes
1 unidade (250g) de maionese Hellmann’s
2 latinhas de atum ralado em água
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extra virgem
Cheiro verde a gosto.
Preparo
Misture todos os ingredientes vigorosamente e sirva gelado com torradinhas ou pãezinhos integrais. Para uma preparação mais rica em nutrientes, acrescente cenoura raladinha e tomatinhos grape. O aporte de fibras será maior e o sanduíche muito mais colorido. Aposte, a garotada vai adorar!
Essas dicas são muito legais! QUE TAL COMPARTILHAR??